Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 04 > Programa Interdisciplinacidade começa neste sábado (27)

Programa Interdisciplinacidade começa neste sábado (27)

Santa Cruz (PB) será a primeira cidade a receber as ações e os serviços
por Clébio Melo publicado: 24/04/2019 10h54 última modificação: 25/04/2019 22h01
Arte: Antônio Júnior Programa criado pelo IFPB Campus Sousa pretende aproximar a instituição dos municípios do entorno de Sousa (PB) e dar suporte na área da educação

O município de Santa Cruz (PB) será a primeira cidade da região a receber o Programa Interdisciplinacidade. Será neste sábado (27), a partir das 7h. O Programa foi criado pelo IFPB - Campus Sousa para ampliar a integração da instituição com os municípios vizinhos a Sousa (PB) e levar atividades pedagógicas, esportivas e culturais às populações.

Na programação divulgada pela prefeitura da cidade, constam apresentação de bandas marciais na praça da Matriz, palestra para professores da rede municipal de ensino, oficina de produção textual para estudantes do 8º e 9º anos, atividades de recreação para crianças e torneios de futsal, futebol e handebol, entre outras.

O Programa foi lançado para os servidores do Campus Sousa pelo idealizador do Interdisciplinacidade e diretor-geral da instituição, Francisco Cicupira de Andrade Filho, em março deste ano, durante o Encontro Pedagógico. A partir de então, ele começou a visitar os prefeitos da região para firmar as parcerias. A primeira reunião foi com gestores municipais de Santa Cruz. "Durante o encontro, explicamos os objetivos da proposta, gerando, em seguida, uma exitosa discussão. Ficou pactuado que o IFPB - Campus Sousa desembarcará em Santa Cruz com ações pedagógicas, culturais, sociais, esportivas e serviços nas áreas de agricultura, veterinária, agroindústria, agroecologia", disse Francisco Cicupira.

Outro objetivo do Interdisciplinacidade é dar suporte às secretarias de educação dos municípios parceiros no mapeamento da situação das escolas públicas, evasão, no nível de aprendizado dos estudantes e estimular os jovens a frequentarem as instituições de ensino.

Segundo o idealizador do Programa, as próximas datas já estão definidas:

25/05 - São Francisco;

20/07 - Vieirópolis;

27/07 - Marizópolis.

As audiências com outros prefeitos ainda estão em andamento. A proposta de adesão ao Programa deverá ser apresentada, também, às gestões municipais de Lastro, Aparecida, Nazarezinho, São José de Lagoa Tapada e Sousa. No fim do ano, a ideia é que todos os parceiros se reúnam no IFPB - Campus Sousa para um momento de confraternização, balanço e avaliação das ações e discussão de novos acordos.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa