Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 04 > Professores e estudantes discutem como melhorar a escola

Noticia

Professores e estudantes discutem como melhorar a escola

Atividade faz parte da mobilização nacional pela Educação #Nem1PraTras
por Clébio Melo publicado: 25/04/2019 21h48 última modificação: 30/04/2019 09h39
Exibir carrossel de imagens Na unidade São Gonçalo, os estudantes se reuniram com os professores no auditório

Na unidade São Gonçalo, os estudantes se reuniram com os professores no auditório

Um auditório cheio para um objetivo em comum entre professores e estudantes: refletir, planejar e transformar a escola que temos na escola que queremos. A atividade foi com alunos dos cursos técnicos de Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente, do IFPB - Campus Sousa. Entre terça-feira (23) e esta quinta-feira (25), eles participaram da mobilização nacional pelo Dia da Educação #Nem1PraTras.

A tarefa foi uma tempestade de ideias a partir da pergunta "Como é a escola que queremos construir?". As ideias que surgiram foram registradas e agrupadas em temas (infraestrutura, cultura, aulas, esporte, etc.). Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos, de acordo com as áreas das ideias, para discutir como implementá-las no Campus. Por fim, os grupos apresentaram as propostas. “A gente levou em consideração a importância de ouvir os estudantes para construírem, conosco, os servidores, a escola que é melhor para eles, mais atrativa”, contou o professor Pedro Couto, um dos mediadores do momento.

A atividade foi criada pela Fundação Roberto Marinho e pelo Canal Futura e disponibilizada aos parceiros oficiais da mobilização no Brasil inteiro. O Campus Sousa do IFPB foi a única instituição da Paraíba a fazer parte das ações e a única também entre os integrantes dos Institutos Federais no país. “Aderimos à campanha porque aborda questões atuais e importantíssimas para o futuro da Educação no Brasil, a exemplo da evasão escolar. Sabemos que muitos conseguem o acesso às escolas, mas, por questões das mais variadas possíveis, não conseguem permanecer e ter êxito e isso é preocupante”, comentou Joselma Carneiro, diretora de Desenvolvimento do Ensino do Campus Sousa.

Até o domingo (28), Dia Mundial da Educação, o IFPB - Campus Sousa realizará ações de engajamento nas redes sociais para chamar a atenção sobre a importância de se falar sobre a educação de qualidade como um direito de todos e todas. "Pudemos falar e debater com outras pessoas sobre temas essenciais, como o esporte e acessibilidade, e apresentar nossas ideias para contribuir com melhorias para a escola, para que ela se torne cada vez melhor. Isso mostra o quanto o projeto foi levado a sério e o quanto nosso Campus sempre está buscando maneiras de melhorar e garantir uma ótima qualidade para os alunos", avaliou Maria Ayrlla Alves de Sousa, estudante do 3º ano do curso de Agropecuária.

Sobre a Mobilização - 28 de abril é o Dia Mundial da Educação. A data foi escolhida durante o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, no Senegal, no ano de 2000. No Fórum, através da Declaração de Dakar, ficou estabelecido o compromisso dos países signatários de levar a educação básica a todas as crianças e jovens. E o Brasil também assinou esta declaração.

Inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU), a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, criou a campanha #Nem1PraTras. A proposta é realizar uma grande mobilização (presencial e virtual) e engajar a sociedade para os desafios mais relevantes sobre educação no Brasil.

 

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com informações do Canal Futura