Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 06 > Pesquisador do INSA participa de minicurso no Campus Sousa

Pesquisador do INSA participa de minicurso no Campus Sousa

Geovergue Medeiros falou sobre conservação e uso de raças nativas para o semiárido
por Clébio Melo publicado: 05/06/2018 17h29 última modificação: 14/06/2018 13h44
Foto cedida pelo NEPS Pesquisador do INSA fala sobre raças de animais mais adaptadas ao semiárido e que podem trazer lucros para os produtores rurais

Estudantes do curso superior de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre raças de animais nativos mais adaptadas ao semiárido brasileiro. Foi num minicurso realizado pelo Núcleo de Estudos em Produção no Semiárido - NEPS e pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA) no auditório da unidade São Gonçalo do IFPB - Campus Sousa. O ministrante foi o pesquisador Geovergue Medeiros.

Durante dois turnos, Geovergue falou sobre características de algumas raças de ruminantes (bovinos, caprinos, ovinos, etc.) , sobre o manejo adequado delas e a importância desses animais para a produção familiar no nordeste. O objetivo é preparar os estudantes para orientar produtores locais da região de Sousa (PB) sobre as raças que podem facilitar a criação em regiões secas, como o sertão paraibano. "Quanto mais adaptados, maior o desempenho desses animais e, consequentemente, maior a produção de carne, leite, gerando mais lucros para o produtor", explicou a professora do curso, Maíza Araújo Cordão.

Num outro momento, o zootecnista George Vieira, bolsista do INSA, conversou com o público do evento especificamente sobre a raça de bovino chamada "curraleiro pé-duro", nos aspectos de adaptação, ganho de peso e produção.

Estudantes de Medicina Veterinária de outras cidades também participaram e produtores rurais locais foram convidados. Os alimentos arrecadados com as inscrições foram destinados a famílias carentes.

O NEPS já tem dois anos de funcionamento no Campus Sousa e foi criado por iniciativa dos próprios estudantes. "Basicamente, realizamos encontros, discussões, palestras e minicursos . O grupo sempre teve a finalidade de promover discussões acerca das raças de animais nativos e adaptados para o semiárido", contou Gilderlândio Pinheiro, aluno de Medicina Veterinária e integrante do Núcleo.

O próximo evento organizado será uma videoconferência sobre criação de ovinos com a zootecnista Dayanne Almeida. Ela, atualmente, trabalha numa fazenda na Nova Zelândia. O evento será no auditório da unidade Sede, a partir das 18h.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa