Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 03 > Curso de Informática realiza primeira edição do Infotec

Curso de Informática realiza primeira edição do Infotec

Programação do evento teve dois dias de atividades na unidade Sede
por Clébio Melo publicado: 04/03/2018 22h02 última modificação: 05/03/2018 19h58
Exibir carrossel de imagens Projetos dos estudantes do curso de Informática foram apresentados no pátio

Projetos dos estudantes do curso de Informática foram apresentados no pátio

A programação do AdaptaCampus para a recepção dos novos estudantes do Ensino Médio integrado do IFPB - Campus Sousa foi um pouco diferente no curso de Informática. Lá, professores e alunos veteranos tiraram do papel a ideia de um evento da área voltado para o público interno e visitantes. Foi assim que nasceu a primeira edição do Infotec.

Durante dois dias, os participantes puderam participar de palestras, minicursos, competições e de uma mostra tecnológica. Todas as atividades foram desenvolvidas na unidade Sede, onde funciona o curso.

No pátio da Instituição, vários projetos foram expostos ao público. Alguns, criados a partir de demandas de outros cursos do Campus. Os alunos citaram como exemplos um aparelho que mede a temperatura de fogões solares, desenvolvidos em Meio Ambiente, e outro que mede a condição corporal de bovinos, que pode ser utilizado nos cursos de Agropecuária e Medicina Veterinária.

Outra invenção de destaque foi o mictório inteligente. Ele foi elaborado para identificar sinais de câncer de próstata e fazer análises que indiquem estado de desidratação em homens. "Ele verifica se o fluxo urinário do usuário está de acordo com os padrões para a idade dele. Caso esteja alterado para menos, isso pode estar sendo provocado pelo aumento do volume da próstata", explicou Marcos Nascimento, professor do curso de Informática e um dos idealizadores da I Infotec.

Uma turma do curso de Edificações do Campus Catolé do Rocha trouxe para a mostra um protótipo de sistema de automação residencial. Ele funciona ativando aparelhos elétricos por comandos de voz. De acordo com os estudantes, o sistema pode ser útil para idosos e pessoas com problemas de locomoção.

Ao fim do evento, as melhores ideias de projetos e os vencedores da minimaratona de programação foram premiados com troféu e medalhas.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa