Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 08 > Câncer de próstata é tema de palestra para servidores do Campus

Noticia

Câncer de próstata é tema de palestra para servidores do Campus

Evento de prestação de serviço foi para comemorar o Dia dos Pais
por Clébio Melo publicado: 11/08/2017 10h45 última modificação: 11/08/2017 10h46
Professor, Frank Wagner, do Campus Sousa, fala sobre a experiência ao tratar do câncer de próstata

Professor, Frank Wagner, do Campus Sousa, fala sobre a experiência ao tratar do câncer de próstata

Aos 47 anos, um susto. A alteração num dos exames de rotina indicou o caminho para o diagnóstico do câncer de próstata no professor Frank Wagner Alves de Carvalho, servidor do IFPB - Campus Sousa há quase 6 anos. O caso seria o segundo registrado tão próximo na família. O pai dele também teve o mesmo tipo da doença, aos 70 anos. "Eu já fazia investigação antes e, três anos depois da cirurgia dele, eu fui diagnosticado", detalhou o professor.

Por causa da experiência que adquiriu com o enfrentamento do câncer, Frank Wagner foi convidado para dividir os conhecimentos com outros funcionários do Campus. A palestra sobre prevenção e tratamento foi organizada por servidores do IFPB em parceria com a empresa Lotus. O evento aconteceu nesta quinta-feira (10), como atividade de prestação de serviço dentro das comemorações pelo dia dos pais. "O convite foi estendido a todos os pais da instituição, e não só aos funcionários terceirizados, como acontecia nos anos anteriores", disse Mirtes Leite, preposta da empresa (representante da Lotus no Campus).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Frank falou de como a doença se desenvolve no corpo humano, como pode ser identificada e como ocorre o tratamento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Mas o professor alertou que nada impede o aparecimento noutras faixas de idade.

 A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Uma atitude inteligente, mas que esbarra, muitas vezes, no preconceito. "Tem uma parte dos homens que tem muita resistência em fazer o toque retal, mas é um exame normal e rápido. Que o homem não tenha nenhum medo, nenhuma barreira em relação a esses monitoramentos", aconselhou Frank Wagner.

Todos os anos, a campanha Novembro Azul dedica ações relacionadas à saúde do homem. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é lembrado em 17 de novembro.


Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do INCA