Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 07 > Programa de Iniciação à Docência organiza colônia de férias

Programa de Iniciação à Docência organiza colônia de férias

Foram três dias de atividades na programação em Sousa e Cajazeiras (PB)
por Clébio Melo publicado: 14/07/2017 14h50 última modificação: 01/08/2017 14h01
Exibir carrossel de imagens Foto: divulgação 1º evento do tipo abordou inclusão na escola

1º evento do tipo abordou inclusão na escola

Estudantes de uma escola estadual de um distrito de Sousa (PB) tiveram, durante este mês de férias, três dias de atividades que misturaram aprendizado com diversão. Eles participaram da 1ª Colônia de Férias organizada por alunos e professores do curso de Educação Física do IFPB - Campus Sousa. O evento foi parte das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

A Colônia aconteceu para, aproximadamente, 120 crianças e adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Dione Diniz, que fica no Núcleo Habitacional II da cidade sertaneja. A programação teve como tema "Paralimpíadas na Escola". "As atividades foram voltadas para práticas esportivas que envolvam a inclusão", explicou a professora do IFPB e coordenadora de área do Pibid - Educação Física, Gertrudes Nunes de Melo.

O evento aconteceu entre os dias 11 e 13 deste mês, com ações na própria escola e nos Campi Sousa e Cajazeiras do Instituto Federal. Entre as atividades, estavam recreação aquática, esportes de aventura e oficinas de jogos e brincadeiras. A equipe organizadora foi composta por 17 bolsistas, 2 supervisores e uma coordenadora do Pibid, além de outros professores  e estudantes do curso de Educação Física. "Recebemos depoimentos dos alunos dizendo que foi encantador e agradecendo pelos dias maravilhosos que eles nunca esquecerão", contou Gertrudes.

Pibid - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid, está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do MEC