Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Reitoria investe na revitalização de laboratórios do Campus

Reitoria investe na revitalização de laboratórios do Campus

Os recursos são oriundos de emendas parlamentares para incentivar a produtividade
publicado: 12/06/2017 13h53 última modificação: 13/06/2017 14h53
Foto: Filipe Donner Reitor Nicácio Lopes anuncia repasse de verbas, após visita ao Campus Sousa

Reitor Nicácio Lopes anuncia repasse de verbas, após visita ao Campus Sousa

As instituições de ensino superior vêm enfrentando uma grave crise econômica, refletida no corte orçamentário. Pelo menos essa é a realidade vivenciada no Instituto Federal da Paraíba. Mas, a gestão do Instituto vem superando esse impasse, ora efetuando cortes, ora flexibilizando investimentos para que o canteiro de obras continue fluindo sem parar e a manutenção dos Campi em funcionamento encontre o curso desejável.

Na última quinta-feira (08), o reitor Nicácio Lopes iniciou a revitalização do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos e dos Cursos Técnicos em Agroindústria (integrado e Proeja), autorizando investimento de R$ 100 mil para manutenção e compra de equipamentos. O anúncio ocorreu após uma visita guiada pela coordenadora do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos, Dalany Menezes Oliveira.

Durante todo o percurso da visita, Dalany e profissionais da área foram unânimes em afirmar que os avanços da ciência e da tecnologia, a falta de alguns equipamentos, a ausência de manutenção das máquinas existentes nos laboratórios, em associação com as estruturas físicas danificadas pelo tempo, tendem a prejudicar ainda mais o bom andamento das aulas práticas no Campus. O setor só havia recebido recursos específicos de investimento há mais de 20 anos. Foi constatado também, que, por um bom tempo, a área foi autossuficiente na produção/processamento de cereais, leites e derivados, frutas e hortaliças, carnes e pescados.

Como o repasse orçamentário do governo federal se tornou uma incógnita entre a falta e seus constantes cortes, cabe aos gestores minimizarem o impacto apelando para outras fontes como emendas parlamentares. Foi nesse quesito que o reitor Nicácio encontrou uma saída para tornar mais dignas as aulas ministradas nos laboratórios, como os de físico-química, microbiologia e sensorial. “Não podemos cruzar os braços e esperar o fim da crise econômica e social. Vamos autorizar o contingenciamento de recursos para contemplar essa necessidade específica de uma área que tem se destacado ao longo de sua história pelos parâmetros mérito e desempenho", anunciou Nicácio Lopes. "Esperamos que esses investimentos possam ajudar o Campus Sousa, por meio do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos e dos Cursos Técnicos em Agroindústria, a realimentar os seus sonhos e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão", finalizou.

Filipe Donner – Diretor-Geral de Comunicação e Marketing do IFPB

Edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa