Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Evento em Educação Física discute o corpo no sertão paraibano

Evento em Educação Física discute o corpo no sertão paraibano

VI Colóquio "Corpo, Cultura e Sociedade" teve programação em dois dias
por Clébio Melo publicado: 12/06/2017 13h34 última modificação: 13/06/2017 14h21
Exibir carrossel de imagens Reitor Nicácio Lopes participa da abertura do Colóquio

Reitor Nicácio Lopes participa da abertura do Colóquio

A temática do corpo foi amplamente abordada num evento científico que o IFPB - Campus Sousa sediou pela primeira vez nos dias 08 e 09 deste mês de junho. O Colóquio "Corpo, Cultura e Sociedade" já está na sexta edição e é realizado pela Universidade Federal da Paraíba. Neste ano, uma parceria entre o curso de Educação Física do Instituto Federal e o Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade – LAISTHESIS, da UFPB, permitiu que as discussões entre pesquisadores, profissionais e estudantes acontecessem no sertão paraibano.

No primeiro dia, os professores da Universidade Federal da Paraíba, Iraquitan de Oliveira Caminha e Maria Dilma Simões Brasileiro, trataram da importância do saber envelhecer. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do nosso país está envelhecendo rapidamente. As pessoas com mais de 60 anos representam 14,3% do total de brasileiros hoje. A velocidade do crescimento dessa parcela da população é maior do que a média mundial. Iraquitan criticou a obsessão somente pela técnica nos cuidados com o corpo, que, segundo ele, nos distancia do pensamento. "A atividade de filosofar é muito importante. A gente não somente vive o envelhecimento nos nossos corpos. Quando estamos filosofando, a gente se pergunta o que é", disse.

No período da tarde, várias oficinas movimentaram setores da unidade São Gonçalo. No ginásio poliesportivo, os participantes puderam aprender noções de capoeira. No auditório, o espaço foi reservado para quem quisesse aprender técnicas de dança popular. E o bloco do curso superior de licenciatura em Educação Física foi o usado para aula de yoga e de treinamento funcional.

Na sexta-feira (09), a organização do Colóquio deu sequência às mesas-redondas com convidados de outras instituições, como das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE) e da UNIFAVIP. Eles contribuíram na ampliação do debate para discutir os novos percursos da Educação Física.

O evento foi encerrado com o lançamento do livro "Formação Moral e Jogo na Escola", de autoria de Iraquitan e Glycia Melo de Oliveira Silva. A obra apresenta aos leitores, sobretudo os professores, o desafio de lançar um olhar diferente sobre a chamada Cultura de Movimento, como o jogo, por exemplo. Os contos-dilema foram escritos para levar à reflexão sobre educação moral através da Educação Física.

Participaram da organização 11 estudantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo, Cultura e Sociedade - GEPECCS, do Campus Sousa, além de alunos e ex-alunos da UFPB. "Criamos grandes laços de amizade em apenas dois dias de evento, que, eu creio, vai ser tornar um grupo de estudos maior. Trabalhamos muito e demos o melhor de nós para que o Colóquio saísse da melhor forma possível, com um conteúdo a mais de conhecimento", comentou Alinne Cardoso, estudante do 7° período. A professora que coordenou a equipe disse estar satisfeita com os resultados. Segundo Giulyanne Maria Silva Souto, "a adesão dos estudantes ao evento foi significativa, o que proporcionou uma ampla divulgação e reflexão sobre a temática no Campus e região."

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa