Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Encontro de Meio Ambiente tem quatro dias de atividades no Campus

Encontro de Meio Ambiente tem quatro dias de atividades no Campus

A programação foi formada de exposição, oficinas, palestras e visitas técnicas
por Clébio Melo publicado: 15/06/2017 15h40 última modificação: 21/06/2017 16h23
Exibir carrossel de imagens Foto: Organização/E-matec Estudantes explicaram projetos desenvolvidos no Campus

Estudantes explicaram projetos desenvolvidos no Campus

Quatro dias dedicados à ciência que respeita o meio ambiente e incentiva uma sociedade mais consciente do seu papel no mundo. A programação do E-matec (Encontro de Meio Ambiente, Tecnologia e Sociedade do IFPB - Campus Sousa) foi planejada para fazer com que participantes e visitantes pudessem conhecer alternativas modernas e saudáveis para a relação do homem com a natureza. Nos dias 5, 12, 13 e 14, estudantes dos cursos dos níveis médio e superior do Instituto Federal e alunos da rede pública do alto sertão paraibano puderam dividir conhecimentos através de atividades repletas de atrativos.

Numa das palestras, um impacto grande. A paraibana Luciene Gonçalves aceitou o convite para contar um pouco da história de vida que ficou conhecida nacionalmente em abril deste ano. Ela pagou os quatro anos da faculdade de Serviço Social com o dinheiro da venda de materiais recicláveis. Como homenagem ao trabalho árduo que desenvolveu com a ajuda do marido, Luciene foi para a festa de formatura com latinhas de alumínio penduradas na roupa de baile. "Nós a convidamos por ser uma cidadã sousense e pela repercussão midiática das várias vitórias que ela tem na vida. Uma delas é essa com o trabalho de catadora, de conseguir sustentar a família e ter êxito tanto no trabalho quanto no estudo", falou uma das organizadoras do Encontro e professora do IFPB, Gracielle Rodrigues Dantas.

As demais palestras foram realizadas com convidados externos e membros da equipe do Campus Sousa. Entre os temas abordados, estavam adoção animal, a relação homem-sociedade, resíduos da informática, recursos hídricos, reaproveitamento de alimentos, destinação dos resíduos de serviços de saúde e mudanças climáticas.

No pátio da unidade São Gonçalo, foi montada uma Feira de Ciências com exposições de trabalhos desenvolvidos nos cursos técnicos integrados do IFPB - Campus Sousa. As doze apresentações ficaram sob responsabilidade dos próprios estudantes, que explicaram ao público conceitos e técnicas da horta orgânica e vertical, reciclagem de materiais, fogão solar, barragem subterrânea, entre outras. "Todo e qualquer aluno dentro do Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa, no âmbito do seus cursos técnicos, quer fazer trabalho extraclasse. Eles têm um prazer que eu não saberia descrever em palavras", declarou o coordenador do curso de Meio Ambiente, José Guimarães.

No período da tarde, os estudantes inscritos participaram das oficinas oferecidas pela organização: biodança, reaproveitamento de alimentos, Libras, Tai Chi Chuan, esporte e orientação, etc. Uma outra oficina intrigou pelo nome "Em uma ilha perdida", ministrada pela pedagoga Bivânia Araújo. Tratava-se de uma série de exercícios e reflexões para que os jovens percebessem que as regras podem ser alteradas, dependendo do contexto, e aprender a alimentar o bem comum através da relação com o outro.

Duas visitas técnicas fecharam a programação do evento. Alunos de Meio Ambiente e Agropecuária foram divididos em dois grupos e seguiram para observar de perto o funcionamento de uma estação de tratamento d'água e como é feita a destinação do lixo hospitalar.

SOLIDARIEDADE - O E-matec foi um evento que surgiu a partir de atividades bimestrais dos cursos de Meio Ambiente e Informática, que foram crescendo, aglutinando sugestões, servidores e apoio dos demais cursos técnicos. Como resultado, além da oportunidade de colocar os estudantes como protagonistas das ações, o Encontro conseguiu arrecadar 20 quilos de alimentos para o programa Mesa Brasil Sesc, roupas e cerca de 70 quilos de materiais de limpeza e ração animal para a Associação de Proteção aos Animais de Sousa - Apas. "Ficamos muito felizes quanto à proporção que o evento alcançou. Que o E-matec 2018 seja um evento colocado em calendário e que a gente consiga fazê-lo maior e melhor," disse Gracielle.

EXTENSÃO - Na semana anterior, três grupos de alunos do primeiro ano de Meio Ambiente do IFPB visitaram escolas públicas de Sousa (PB) para divulgar projetos como o dessalinizador solar, as barragens subterrâneas e o domo geodésico. Os discentes das escolas José de Paiva Gadelha e José Reis também assistiram a palestras ministradas pela professora Lúcia Mara Figueiredo sobre meio ambiente urbano. "O evento buscou essa interação escola-comunidade, fazendo uso da educação e das tecnologias ambientais como instrumentos de transformação do nosso meio", explicou Lúcia.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa