Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Convidado ministra palestra sobre lesões medulares em animais

Convidado ministra palestra sobre lesões medulares em animais

Doutor pela USP, Paulo Marinho falou sobre paraparesia e paraplegia
por Clébio Melo publicado: 22/06/2017 22h12 última modificação: 22/06/2017 22h12
Exibir carrossel de imagens Problemas que afetam a locomoção de cães e gatos são tema de evento no Campus Sousa

Estudantes do curso superior em Medicina Veterinária do IFPB - Campus Sousa puderam assistir, na última terça-feira (20), a uma palestra sobre doenças neurológicas que mais levam cães e gatos às cirurgias no Brasil por causa da paraparesia e da paraplegia. O convidado foi o médico veterinário Paulo Vinícius Tertuliano Marinho, que, recentemente, concluiu o doutorado no programa de pós-graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP).

Paraparesia é a perda parcial dos movimentos das patas traseiras e paraplegia é a perda total dessas funções. Com exemplos em vídeo, Paulo falou de anatomia dos animais e compartilhou orientações sobre como os alunos podem diagnosticar as causas dos problemas e partir para os melhores tratamentos. Uma escala foi apresentada para facilitar quando há ou não indicação de cirurgia de urgência.

Para o pesquisador, a principal origem das lesões que atingem a medula dos animais e, portanto, interferem na capacidade de movimentação deles, é a hérnia de disco. "Teckel é a raça [de cão] mais acometida pela hérnia de disco ou extrusão de disco", destacou Paulo. Teckel ou Dachshund é uma raça canina oriunda da Alemanha e que possui grande variedade de tamanho e pelagem.

O momento com os estudantes no auditório da unidade Sede ainda permitiu o compartilhamento de técnicas de cirurgia para eliminar as dores e até mesmo devolver os movimentos aos membros dos animais.

O Brasil tem, hoje, a 2ª maior população de cães e gatos mundo. São quase 75 milhões de animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). "Eu fico muito feliz em voltar porque eu sou formado em Patos e saí para trabalhar com um tema que a gente não tinha na faculdade, que é neurologia e neurocirurgia. A gente vai, aprende, e depois volta e trás para a comunidade ", agradeceu o palestrante.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa