Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 04 > Campus promove Páscoa Ecumênica na Semana Santa

Campus promove Páscoa Ecumênica na Semana Santa

Evento reuniu servidores, estudantes e representantes de várias religiões
por Clébio Melo publicado: 13/04/2017 22h01 última modificação: 02/05/2017 14h35
Exibir carrossel de imagens Foto: José Guimarães Pausa para reflexão aconteceu entre aulas no período da manhã, em São Gonçalo

Pausa para reflexão aconteceu entre aulas no período da manhã, em São Gonçalo

Uma pausa no meio da manhã para refletir sobre o sentido da Páscoa e a defesa dos biomas brasileiros, tema da Campanha da Fraternidade em 2017. Nesta quarta-feira (12), estudantes e servidores se reuniram no pátio da unidade São Gonçalo para um ato ecumênico. Foram convidados representantes de várias religiões, que compartilharam pensamentos e músicas.

O evento foi aberto pelo diretor-geral Eliezer da Cunha Siqueira. Ele iniciou as falas comentando o foco da campanha da Igreja Católica, assunto amplamente discutido nas aulas dos cursos do IFPB. "Nossas ações deverão ser sempre voltadas para o respeito à vida, a sua melhoria e a perpetuação da nossa espécie. Cuidar do meio ambiente é cuidar um da felicidade do outro", frisou.

Em seguida, a mesa foi formada pelos religiosos convidados: Joaquim Amâncio (Igreja Católica), Walter Sarmento (Espiritismo) e Tiago Melo (Igreja Batista da Restauração). Cada um usou do tempo de forma livre para comentar a origem da Páscoa, falar de honestidade, caridade, paz, tolerância, entre outros temas. Para Walter, "todas as religiões são divinas porque encaminham o homem para o bem". O pastor Tiago destacou citações bíblicas e deixou uma mensagem de esperança a todos: "Não olhe e pense que é o fim, que tudo acabou, que não tem jeito. Jesus deu jeito na cruz do calvário. A Páscoa é um anúncio de esperança para nós", disse. Joaquim, representante da Igreja Católica, alertou para os desvios morais aos quais uma sociedade excessivamente mergulhada na tecnologia pode incorrer. "São tantas coisas que têm tirado o foco da humanidade. Nós estamos nos tornando quase máquinas. Esse momento é, para nós, uma retomada, é aquilo que vem para nos tornar novamente seres humanos e filhos de Deus", falou.

Estudantes, professores e técnicos administrativos também tiveram voz no evento. Eles ficaram responsáveis pelas preces universais que representam os anseios de todos na atualidade. Ao fim da solenidade, todos participaram de um café da manhã coletivo para confraternizar na Semana Santa.

Campanha da Fraternidade 2017 - Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu, no último dia primeiro, a Campanha da Fraternidade 2017. Segundo a CNBB, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas.

O texto-base da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como lema Cultivar e guardar a criação, aborda cada um dos seis biomas brasileiros, suas características e significados, desafios e as principais iniciativas já existentes na defesa da biodiversidade e da cultura dos povos originários. Entre as ações propostas, estão o aprofundamento de estudos e debates nas escolas públicas e privadas sobre o tema abordado pela campanha.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade existe há mais de 50 anos, e sua abertura oficial sempre ocorre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja Católica convida os fiéis a experimentar três práticas de penitência: a oração, o jejum e a caridade.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações da Agência Brasil