Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 08 > Projeto apresenta curso de Meio Ambiente em escolas municipais

Projeto apresenta curso de Meio Ambiente em escolas municipais

Estudantes assistiram a palestras e conheceram experimentos sustentáveis
por Clébio Melo publicado: 26/08/2016 11h14 última modificação: 27/08/2016 15h29
Exibir carrossel de imagens Professores e técnicos do IFPB, acompanhados de estudantes do Campus Sousa, apresentam curso em escolas públicas

Professores, técnicos administrativos e estudantes do Campus Sousa do IFPB começaram, nesta semana, a desenvolver o projeto “Meio Ambiente Itinerante”. Eles visitaram a primeira escola municipal, de uma lista de quatro unidades, apresentando o Instituto e sua estrutura e o curso que dá nome ao projeto.

Uma comissão foi formada para elaborar a programação, de acordo com as peculiaridades de cada colégio escolhido. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rômulo Pires, a ação aconteceu durante uma tarde inteira para alunos do quinto ao nono ano.

Os jovens foram apresentados ao Campus Sousa através de uma palestra ministrada pelo coordenador do curso de Meio Ambiente, José Guimarães. Ele citou que o Insituto oferece opções de cursos técnicos, superiores, Pronatec e nas modalidades Proeja e Ensino à Distância (EaD). São três prédios que compõem a estrutura física do Campus. Depois, o foco foi direcionado para o curso de Meio Ambiente. “Alunos se mostraram até empolgados de já estarem no IF no ano que vem. Foi bem gratificante essa resposta da garotada”, comemorou Guimarães.

Outros professores falaram de algumas especificidades do curso e também da experiência profissional que construíram na área. Foi o caso da professora Gracielle Rodrigues Dantas, que tratou do trabalho que desenvolveu em grandes corporações – até multinacionais – enquanto responsável pelos programas de controle ambiental.

Estudantes do IFPB também foram convidados para expor projetos desenvolvidos no Campus, como os do fogão solar, gestão de resíduos sólidos e uso responsável da água, por exemplo. A aluna Camila Jane foi uma das expositoras: “Está sendo uma oportunidade única, tanto de aprender quanto de transmitir o que a gente passou um ano estudando e pesquisando. É bastante produtivo”, resumiu a sensação.

Nos próximos encontros, também o setor de assistência estudantil conversará com os alunos das escolas municipais. “Nós vamos levar para os alunos que, dentro do IFPB, os estudantes têm assistência formada por um grupo de profissionais, como médico, nutricionista, psicóloga, enfermeira, pedagogas e assistentes sociais. Nós vamos identificar para eles que essa assistência estudantil é direito de todos os alunos que estão no IF”, explicou a assistente social do Campus, Rayssa Almeida. Ela disse que os auxílios estudantis em forma de bolsas também serão trabalhados.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa