Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 06 > Censo Escolar 2016: Campus inicia coleta de dados do ensino médio

Censo Escolar 2016: Campus inicia coleta de dados do ensino médio

Censo subsidia a definição de políticas públicas de educação e a distribuição de recursos
por Clébio Melo publicado: 30/06/2016 16h54 última modificação: 15/07/2016 10h48

O Controle Acadêmico do IFPB – Campus Sousa começou, nesta semana, a enviar as informações de estudantes, turmas e professores do ensino médio para a base de dados do Censo Escolar 2016, do Ministério da Educação. Até o fim de agosto, o Instituto precisa concluir essa etapa, feita exclusivamente pela internet. Somente com relação aos alunos do Campus, cerca de quatrocentos devem ser cadastrados neste ano.

Realizado anualmente, o Censo é o principal levantamento estatístico-educacional de âmbito nacional. Os dados, coletados de forma específica, incluem desde a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes até o movimento e o rendimento escolares. Esse detalhamento é considerado importante e exige rigor dos responsáveis pelo preenchimento. Ele subsidia a definição de políticas públicas de educação, bem como a distribuição de recursos da União a estados e municípios. “Ele é dividido em três etapas: o cadastro inicial, tem a etapa de retificação e outra para informar os aprovados e reprovados”, completou a coordenadora do Controle Acadêmico do Campus Sousa, responsável pelo Censo na instituição, Patrícia Margela.

As informações do Censo são usadas, ainda, para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A data de referência das informações prestadas deve ser a de 25 de maio, Dia Nacional do Censo escolar da Educação Básica.

Após o preenchimento por parte dos diretores e responsáveis, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência dos dados coletados. Em seguida, as informações preliminares são publicadas no Diário Oficial da União. O sistema fica aberto também para verificação e eventual correção de informações por um prazo de 30 dias, a contar da publicação.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa, com informações do Mec e do Inep