Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 06 > Campus faz reunião para discutir readequação orçamentária

Campus faz reunião para discutir readequação orçamentária

Encontro aconteceu com gestores e servidores, na unidade Sede
por Clébio Melo publicado: 09/06/2016 10h21 última modificação: 13/06/2016 15h55

A direção-geral do IFPB – Campus Sousa convocou uma reunião para esta quarta-feira (08) para discutir, com os servidores, medidas de economia de custos para a Instituição. Devido à crise econômica no país, o volume de recursos tem sido reduzido, o que requer uma reavaliação do orçamento para o ano de 2016.

Foi o diretor de Desenvolvimento do Ensino, Frank Wagner de Carvalho, quem abriu as discussões, apresentando as medidas recentemente tomadas para reduzir gastos nos três prédios que compõem o Campus, como: suspensão temporária na emissão de passagens aéreas, adiamento em 15 dias do retorno das atividades após o recesso de meio de ano e confecção de carteiras estudantis para aumentar o controle sobre o uso do refeitório. “Não estamos numa redoma, isolados das demais instituições federais. Não vivemos em uma cúpula protetora; passamos pelas mesmas dificuldades”, falou.

Os servidores tiveram acesso a dados financeiros e orçamentários, que foram divulgados e explicados pelo diretor de Administração e Planejamento, Valderedo Alves da Silva. Ele contou que a realidade é histórica e exige mudanças para a manutenção sem que haja prejuízo da atividade-fim. O orçamento previsto em quase dez milhões de reais caiu para quase sete milhões. “Esse valor, a gente já achava impossível trabalhar com ele, dada a peculiaridade do Campus, que está em três locais distintos.” Mas tranquilizou a comunidade acadêmica logo em seguida: “Não existe a possibilidade de a Instituição parar.”

No encontro, houve espaço para que professores e técnico-administrativos dessem sugestões que pudessem aliviar os gastos e/ou gerar renda. Dentre as contribuições, estão: renegociar contratos, diminuir o rebanho da unidade Campo (São Gonçalo), leilão de veículos velhos e automatização do acesso ao refeitório. O Departamento de Tecnologia da Informação do IFPB – Campus Sousa já concluiu até um sistema de cadastro de alunos que fazem refeição no Instituto para o controle do volume de alimentos preparado pela equipe da cozinha.

Na próxima semana, está prevista uma reunião com os alunos para também apresentar e discutir as medidas. “É com essa propositura que a gente tem buscado fazer a nossa Instituição. É com participação mesmo, não tem outro caminho. A gente tem que dividir bônus, mas também tem ônus”, disse o diretor-geral Eliezer da Cunha Siqueira.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa