Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 05 > Reitoria Itinerante registra reivindicações de estudantes e servidores em Sousa

Reitoria Itinerante registra reivindicações de estudantes e servidores em Sousa

Encontros aconteceram pela manhã e à tarde em duas unidades do Campus sertanejo
por publicado: 19/05/2016 00h00 última modificação: 28/05/2016 16h19

Um dos momentos mais esperados do projeto Reitoria Itinerante é o da interação do Reitor e sua equipe com os estudantes e servidores. No Campus Sousa, os encontros foram realizados em momentos e lugares distintos e lotaram dois auditórios para discutir problemas e encaminhar soluções.

Na unidade São Gonçalo, pela manhã, a quinta-feira (19) começou com um bate-papo entre os gestores e alunos de cursos dos ensinos médio e superior. Os debates se concentraram em questões como melhoria na infraestrutura de prédios, salas de aula e laboratórios, prestação de serviços administrativos e na assistência estudantil. “Tivemos a oportunidade de realizar um encontro com assistentes sociais e a gente está nesse processo, dialogando com os profissionais. E a nossa intenção é reformular a política de assistência estudantil do IFPB, porque a gente entende essa necessidade no sentido de seu aprimoramento”, disse o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo.

À tarde, no auditório da unidade Sede, foi a vez de conversar com professores e técnicos administrativos. O diretor-geral do Campus, Eliezer da Cunha Siqueira, começou falando das demandas já atendidas em outras edições do projeto. Em seguida, os servidores se revezaram com questionamentos e propostas. Falaram de rever o processo de seleção dos estudantes para os cursos técnicos, da demora no andamento de editais, de carga horária de professores e técnico-administrativos e de algumas diretrizes de ensino que precisam ser alteradas. A plateia ouviu dos gestores os encaminhamentos a cada reivindicação. “Entendemos esse processo de olho no olho, de conversa franca, sincera e aberta, como um bom caminho para que a gente possa refletir sobre os nossos procedimentos e políticas públicas. A intencionalidade maior é que nós possamos buscar a resolutividade dos problemas e das implicações deles decorrentes”, resumiu o reitor Nicácio Lopes.

A visita da comitiva veio acompanhada de boas notícias para a comunidade acadêmica do IFPB em Sousa, como recursos extras para alguns cursos, possibilidade do aumento do corpo de servidores através de nomeação e/ou contratação e uma nova máquina para o setor de fotocópia. “Dentro das possibilidades, as demandas foram atendidas quase que em sua totalidade”, lembrou Eliezer Siqueira.

A programação da Reitoria Itinerante em Sousa seguiu com outra reunião do reitor com os gestores do Campus e despachos internos com o diretor-geral. Cajazeiras será a próxima parada do projeto.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa