Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2021 > 08 > IFPB inicia pesquisa junto a alunos egressos para conhecer realidade desse público

Destaque

Pesquisa vai até 01/09. Questionário eletrônico será enviado para ex-alunos que se formaram a partir de 2017
por Heranir Oliveira publicado: 12/08/2021 10h01 última modificação: 12/08/2021 10h01

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) através da Diretoria de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis quer conhecer a opinião dos ex-alunos em relação à formação obtida e a situação profissional dos egressos. Nesse sentido está sendo lançada a partir desta quarta-feira (11) uma pesquisa junto a este público por meio de um questionário eletrônico.

A pesquisa faz parte do Programa de Acompanhamento de Egressos sob a coordenação da comissão geral do PAE em conjunto com representantes das comissões locais de cada campus.  Egresso “é o estudante que efetivamente concluiu os estudos regulares, estágio, e outras atividades previstas no plano de curso e está apto a receber ou já recebeu o diploma” (MEC, 2009).

Pesquisa

A pesquisa junto aos egressos do IFPB será aplicada através de um questionário eletrônico enviado para o e-mail dos ex-alunos que concluíram o curso a partir do ano de 2017. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ressalta que as informações serão sigilosas e usadas exclusivamente pelo IFPB. A coleta de informações estará disponível até o dia 01 de setembro neste link.

O objetivo é a atualização de dados e obtenção de informações importantes para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do IFPB.O trabalho pretende também obter feedback através de comentários, sugestões e críticas em relação aos reflexos na carreira profissional e o aproveitamento da formação no mundo do trabalho dos ex-alunos.

Jorge Luís Garcia, concluinte em 2020 do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Campus Sousa, acha importante o fato do IFPB querer saber como os egressos estão após a conclusão do curso, e se considera realizado por ter sido aluno da instituição. “O IFPB me possibilitou uma excelente aprendizagem, ainda não exerço a função de técnico em Meio Ambiente, mas os conhecimentos que obtive seguirão comigo por toda minha vida” disse.

Para Suelânio Viegas, gestor da Diretoria de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis da PRAE, a pesquisa vai permitir estreitar os laços para uma maior aproximação com os egressos que são atores importantes na construção da história do IFPB. “A partir dos dados obtidos nessa pesquisa iremos mensurar as respostas e elaborar um relatório que servirá de subsídio para avaliar as atividades desenvolvidas bem como planejar ações futuras”.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM - Arte: Luzivan Silva- Programador Visual do IFPB