Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2020 > 04 > Campanha IFPB Solidário

Campanha IFPB Solidário

Ações solidárias no enfrentamento à COVID-19 e na defesa da vida
por publicado: 27/04/2020 00h00 última modificação: 29/04/2020 11h10

Nos últimos meses, a humanidade tem enfrentado uma das maiores crises da história, provocada pela pandemia da COVID-19. Muito mais do que uma ameaça à saúde individual das pessoas, a pandemia tem desafiado a
capacidade dos países de apresentarem respostas efetivas e rápidas em defesa da vida, hoje ameaçada em escala planetária.

No Brasil, o avanço da pandemia tem colocado profissionais de saúde e outras categorias de trabalhadores cujos serviços são considerados essenciais ao funcionamento da sociedade na linha de frente de enfrentamento ao novo coronavírus. Enquanto isso, a ampla maioria da população tem sido orientada pelas autoridades competentes a
permanecer em casa, em isolamento social, para diminuir a escala de transmissão do vírus e garantir a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O cenário mundial e, em especial, a realidade brasileira apontam para importantes reflexões, por exemplo, a da necessidade de se defender a vida humana em suas múltiplas dimensões. O respeito à vida passa pela garantia de direitos fundamentais como a liberdade, o trabalho em condições dignas, a educação e a saúde de qualidade, tornando imprescindíveis o investimento público, a valorização e a qualificação das políticas sociais e dos serviços públicos.

Em função das contradições históricas da sociedade brasileira, as consequências sociais impostas pela pandemia da COVID-19 não são as mesmas para todos, os segmentos historicamente negligenciados e socialmente vulneráveis são mais afetados. Assim, torna-se urgente a mobilização de ações voltadas para o amparo e para a proteção social dos referidos grupos sociais.

O IFPB tem se notabilizado pelo compromisso com a inclusão social e com a emancipação desses grupos. Sensibilizado com as fortes repercussões sociais em nosso estado, o IFPB está lançando, entre outras ações, a Campanha IFPB Solidário para atender, por meio de doações, grupos sociais afetados pela grave crise econômica e sanitária que atravessa a humanidade.

Aprovada pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19, criado pela Portaria 518/2020 – REITORIA/IFPB, a Campanha IFPB Solidário é resultado da ação de gestores, servidores, estudantes e das seguintes entidades parceiras:
SINTEFPB, DCE, ASSEGT, FUNETEC, ASSIFPB e o SICOOB.

A campanha tem por objetivo arrecadar doações, em dinheiro, para a compra de produtos que atendam às necessidades básicas diárias de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo estudantes do IFPB, imigrantes, pessoas em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, população LGBTI, quilombolas, trabalhadores rurais e urbanos de baixa renda, dentre outros.

A gestão dos recursos gerados por esta campanha será efetuada pela Comissão Gestora da Campanha do IFPB Solidário. Os valores arrecadados e os comprovantes das compras realizadas serão disponibilizados periodicamente no site do IFPB. Participe desta ação, contribua com aqueles que mais necessitam.
#somostodosIFPBSOLIDARIO

Conta para doação