Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2019 > 05 > Professores do Campus Soledade discutem ações inclusivas

Professores do Campus Soledade discutem ações inclusivas

Docentes estiveram reunidos com a coordenadora de Ações Inclusivas do IFPB
publicado: 27/05/2019 12h29 última modificação: 17/07/2019 10h45

Os professores do Campus Soledade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) estiveram reunidos na última quinta-feira (23 de maio) com a coordenadora de Ações Inclusivas do IFPB, Larissa Cossetti. Na ocasião, os professores apresentaram as metodologias que vêm aplicando na sala de aula com Pessoas com Necessidades Específicas (PNE) e aproveitaram para esclarecer algumas dúvidas no processo de ensino-aprendizagem.

As Ações Inclusivas no IFPB têm por princípios e atribuições à elaboração, articulação e promoção de ações que garantam a inclusão e a democratização de procedimentos por meio da participação dos estudantes em todos os seus processos.  A coordenação vem, desde o seu início, em março de 2016, empreendendo ações voltadas para promover o acesso e a permanência das pessoas com necessidades educacionais específicas em seu espaço acadêmico.

A coordenadora do curso subsequente de Informática no Campus Soledade, Kátia Cristina Gurjão, destacou a importância da visita de Larissa Cossetti. “Foi importante para esclarecer questões relativas à inclusão dos alunos com PNE no IFPB e especificamente aluno no nosso campus. A partir das suas orientações aos nossos professores já começamos a nos organizar para atender da melhor forma possível nossos alunos PNE”, enfatizou Kátia.

Para o professor do curso de Informática, André Luís Silva Barbosa, a reunião foi muito proveitosa. “A conversa com um profissional sempre é importante, mesmo se já sabemos ou achamos que estamos no caminho certo, há a retificação juntamente com ratificação das atitudes. Como nunca havia passado por esse tipo de situação fico com receio de tomar algumas atitudes em sala”, explicou o professor.

De acordo com Israel Aires Leal, que também é professor no curso de Informática de Soledade, a reunião esclareceu dúvidas quanto à inclusão de alunos com necessidades específicas, principalmente dos métodos de avaliação que podemos utilizar. “Além da orientação com a profissional da área, a troca de informações com os colegas professores e a coordenadora foi bastante proveitosa”, frisou Israel.