Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas > Agenda de ações de capacitação no IFPB > Curso de Formação Inicial de Professores para a Educação a Distância

Curso de Formação Inicial de Professores para a Educação a Distância

por Patrícia Lins Gomes de Medeiros Mota publicado 21/09/2020 11h21, última modificação 21/09/2020 11h25
Quando 12/05/2020 a 08h00 07/06/2020 a 23h00 a
Nome do Contato
Telefone do Contato 3612-9731
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), através da Diretoria de Educação a Distância, desenvolveu o curso de Formação Inicial de Professores para a Educação a Distância, com carga horária total de 50 horas, e dividido em dois módulos: Fundamentos de Educação a Distância e Capacitação em Moodle. O curso será ministrado totalmente a distância com duração de 4 (quatro) semanas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFPB.

Considerando que a participação nessa capacitação é de extrema importância ao desempenho das atividades voltadas para a área fim, a primeira turma do curso será formada por professores (efetivos e substitutos do IFPB), bem como por servidores que atuam na área pedagógica ou de gestão correlata ao ensino, a exemplo de chefes de unidades, diretores gerais e de ensino, coordenadores de curso e coordenadores pedagógicos, conforme indicação da gestão do campus.

Todo esse público está sendo convocado pela PRE e pela Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP), através do Ofício Circular nº 21/2020 - PRE/REITORIA/IFPB, para realizarem suas matrículas até o dia 10 de maio de 2020. Para se inscrever, é necessário acessar o formulário e preencher as informações solicitadas. A plataforma estará liberada para realização do curso no Ambiente de Apoio aos Cursos Presencias (AVAPresencial), a partir de segunda-feira, 11 de maio, com conclusão prevista para 07 de junho.

O Módulo I - Fundamentos da Educação a Distância apresenta o histórico e a evolução da educação a distância: visão no mundo e no Brasil. Comportamento do aluno de educação a distância. Ferramentas e softwares utilizados no processo de ensino e aprendizagem baseado em educação a distância.

O Módulo II - Capacitação em Moodle é um módulo de instrumentação para a utilização do ambiente AVAPresencial do IFPB, versão Moodle 3.1, sob a perspectiva do Professor Formador: responsável pela organização da sala de aula no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste módulo, os docentes aprendem a criar uma sala no AVAPresencial, destinado ao apoio dos cursos presenciais, e a utilizar as principais ferramentas, a exemplo de fórum, questionário e envio de arquivo.

A Pró-Reitoria de Ensino evidencia, no Ofício Circular, que o curso é um ganho na formação da comunidade neste momento em que as atividades presenciais do IFPB estão suspensas.