Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2021 > Trabalho remoto e saúde mental é tema de vídeo elaborado pela PRAE

Trabalho remoto e saúde mental é tema de vídeo elaborado pela PRAE

Coordenação de Ações Inclusivas traz orientações do psiquiatra Thiago Viegas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 04/05/2021 15h17 última modificação: 05/05/2021 14h14

A Coordenação de Ações Inclusivas (CAI), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em reunião com os coordenadores dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes), dos campi, identificou a temática do desgaste psicológico e emocional na adaptação ao trabalho remoto como um dos temas a serem trabalhados. Estratégias para lidar com a situação vigente durante a pandemia foram traçadas.

O trabalho dos Napnes durante o trabalho remoto é mais do que necessário, tendo em vista que as atividades não-presenciais requerem tradução e adaptação para garantir acessibilidade ao público de estudantes e servidores com necessidades especiais. De acordo com a Assistente Social da CAI-PRAE, Michele Sardenberg Siqueira Valente, relatos de dificuldade com problemáticas trazidas do home-office, como contato de colegas e estudantes fora do horário de trabalho e nos fins de semana, foram identificados.

Para evitar estas situações, a CAI solicitou do psiquiatra do IFPB, Thiago Viegas, recomendações para o trabalho remoto e ele destacou sete pontos que podem ser observados e seguidos. As orientações estão em um vídeo disponibilizado no canal da TV IFPB, no YouTube.

Acesse aqui o vídeo, disponível também em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Coordenação de Ações Inclusivas, através do material lançado, espera se somar às ações já em andamento no Instituto Federal da Paraíba que visam ao bem estar emocional da comunidade acadêmica. “É preciso se cuidar e cuidar do próximo. O momento é de empatia, de cuidado, de atenção e acolhimento”, ressaltou a assistente social Michele, uma das organizadoras da iniciativa.

Ela recomendou o perfil da Coordenação de Ações Inclusivas no Instagram @cai_ifpb que tem mais dicas para a comunidade do IFPB e os assuntos tratados na área do setor, no link Fique por Dentro.

Dicas para melhorar a saúde emocional durante o trabalho remoto

No vídeo com o psiquiatra do IFPB, uma das reflexões interessantes é sobre a grande mudança ocorrida em nossas vidas com a entrada do trabalho no ambiente doméstico, trazendo acúmulo de atividades, durante a pandemia. O espaço privado e o público encontram-se, então, sobrepostos.

Entre as dicas do vídeo, está a de reservar um espaço específico para atividades laborais no ambiente doméstico. “O trabalho já entrou em nossas casas, mas não deve estar em todos os cômodos”.

Manter a rede socioafetiva ativa, mesmo com distanciamento físico, é fundamental. Estabelecer rotinas e horários também é fator importante.