Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2021 > Live do Dia Internacional da Mulher trouxe discussões sobre o cotidiano atual feminino

Fatores sociais, psicológicos e afetivos ligados ao home-office permearam as falas das convidadas.
por Patrícia Lins publicado: 08/03/2021 20h30 última modificação: 08/03/2021 20h30

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba promoveu, na manhã desse 8 de março, uma rica discussão sobre como o cotidiano feminino foi afetado com o home-office, implantado por conta da pandemia da Covid-19. Todos os diálogos aconteceram em uma live, promovida pela Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP), através da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP). O evento contou ainda com o apoio dos Campi João Pessoa e Patos, da TV IFPB e da Assifpb. O tema escolhido foi "Home e office: o autocuidado no aspecto biopsicosocial da mulher".

A abertura do evento, que foi transmitido pela TV IFPB, ocorreu às 9h da manhã, com a presença do Reitor, Nicácio Lopes, e das Pró-Reitoras do IFPB: Maria Cleidenédia (PROEXC), Silvana Costa (PRPIPG) e Mary Roberta Marinho (PRE). Toda a equipe gestora relembrou a importância da data de 8 de Março, bem como o protagonismo das mulheres na construção do IFPB.

Em seguida, as três convidadas responderam às perguntas que foram enviadas pelas servidoras, através de um formulário elaborado pela DDP. A psicóloga Rossana Andrade, a médica Ana Luiza Rabelo e a assistente social Iolivalda Lima, todas do Campus joão Pessoa, se revesaram na abordagem dos temas que foram surgindo a cada questão: saúde mental; sentimentos de culpa e de angústia; aglutinação de várias espaços sociais como casa, trabalho e escola; autocuidado; formas de prevenir o adoecimento físico e mental; dicas de como lidar com a perda e com o medo; e sororidade.

O evento contou com a participação ao vivo dos expectadores através do bate-papo do YouTube, com o envio de perguntas e de mensagens, contribuindo com a interação entre as convidadas e o público. Toda a transmissão contou com a tradução para Libras pelas servidoras Amanda Falcão e Marília Santos, ambas do Campus Patos.

Para assistir à gravação da live, basta acessar a página da TV IFPB no YouTube.