Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2020 > 03 > IFPB tem seu PDP aprovado pelo Ministério da Economia

IFPB tem seu PDP aprovado pelo Ministério da Economia

O documento traz orientações de como deve ser executado o Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2020
por publicado: 05/03/2020 15h47 última modificação: 13/03/2020 15h38

O Reitor do IFPB, Professor Cícero Nicácio, recebeu com entusiasmo a informação de aprovação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFPB. O Plano encaminhado ao Ministério da Economia (ME) foi fruto do trabalho de todos os campi do IFPB, coordenado pela Reitoria do Instituto, envolvendo todas as Pró-Reitorias e a Diretoria Geral de Gestão de Pessoas.

Segundo a nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, lançada pelo Governo Federal através do Decreto nº 9.991/2019, todas as instituições do Poder Executivo Federal devem elaborar, anualmente, o seu Plano de Desenvolvimento de Pessoas. É esse documento que deverá nortear todas as ações de capacitação e qualificação de cada órgão. Para ter acesso ao PDP 2020 do IFPB, basta clicar no link: https://bit.ly/2TOSCL9

O ano de 2020 é o primeiro em que essa nova metodologia vem sendo aplicada, através do plano que as instituições enviaram para o ME em outubro de 2019. Após esse envio, a etapa seguinte foi a Manifestação Técnica, através da qual o Ministério enviou para cada órgão a lista das necessidades que poderão ser atendidas através da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) ou da Escola Virtual de Governo (EVG).

A elaboração do PDP no Instituto Federal da Paraíba se deu através do levantamento de necessidades que foi feito durante o mês de outubro, a partir das informações que foram repassadas pelos campi e pelos setores da Reitoria. O resultado foi compilado em 373 necessidades, que culminaram no PDP do IFPB. O envio aconteceu via sistema elaborado pelo órgão central do Sipec e o feedback ocorreu no dia 21 de fevereiro por meio da Manifestação Técnica.

De acordo com esse documento, 257 dessas necessidades poderão ser atendidas pela ENAP, seja através de cursos presenciais ou a distância que já existem, seja através de outros que deverão ser lançados ao longo desse ano. Ainda segundo o documento do ME, não estão inclusas nesse total as ações de qualificação nem a participação em eventos como congressos, seminários e workshops.

Ao ter acesso à Manifestação Técnica, o Professor Cícero Nicácio enalteceu importante ação coletiva de outubro, na qual se envolveram os Pró-Reitores, os Diretores Gerais dos Campi, os representantes das Unidades de Gestão de Pessoas e demais membros da comunidade do IFPB, e que resultou no primeiro Plano de Desenvolvimento de Pessoas, conforme a nova política criada em 2019.