Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2020 > 04 > Publicada Carta aos Estudantes, pais e/ou responsáveis

Publicada Carta aos Estudantes, pais e/ou responsáveis

Campus Santa Rita publica carta com informações sobre as Atividades do Campus Santa Rita em período de prevenção do COVID-19
por publicado: 24/04/2020 17h07 última modificação: 24/04/2020 17h07

Prezados estudantes, pais e/ou responsáveis,

Na manhã do dia 17/03, visando ao enfrentamento do COVID-19, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) decretou a suspensão das aulas. Desde então, os 21 Campi da Instituição, juntamente com o seu Pólo de Inovação, têm se envolvidoem diversas atividades com recurso (humano e financeiro) próprio, tais como:
i) fabricação e doação de máscaras, protetores faciais, sabão e álcool em gel;
ii) lançamento de editais com a disponibilização de recursos para projetos que visem enfrentamento da pandemia;
iii) desenvolvimento de aplicativos para auxiliar toda a sociedade durante esse período;
iv) disponibilização de atendimento psicológico para os estudantes que tenham impactos emocionais negativos, por causa do isolamento, dentre outras ações que estão sendo executas ou planejadas.

Em relação ao ensino, entendemos que muitos pais e alunos estão preocupados com o ano letivo. Questionamentos como “Vamos perder o ano?”, “Quando voltar a normalidade, teremos reposição dessas aulas 'perdidas'?”, “Como será essa reposição das aulas e conteúdos?” têm sido comuns. Perguntas sobre quando será o retorno e sobre quais medidas serão tomadas pela Instituição no retorno às atividades presenciais também têm sido feitas.
Então, vamos as respostas:

Nenhum estudante será penalizado. O IFPB tem elaborado diferentes propostas de calendário de aulas. Certamente iremos usar de estratégias para que o ano letivo 2020, seja finalizado no ano corrente. Para isso atividades de reposição de aulas e conteúdos estão sendo planejadas. Aulas aos sábados, projetos integradores e estudo dirigido são possibilidades viáveis. Outra possibilidade é o uso de ambiente virtual de aprendizagem que o IFPB já possui, ou seja, aulas online, mas, considerando a nossa realidade, em que nem todos os estudantes têm acesso à internet, essa estratégia está sendo amplamente discutida.

Com relação ao retorno das aulas, o IFPB montou um Comitê de Crise para acompanhar diariamente o cenário regional e nacional. No momento, não há uma previsão concreta de quando voltaremos às atividades presenciais. De qualquer forma, todos serão comunicados, seja por telefone, redes sociais ou TV. Esse mesmo Comitê de Crise tem trabalhado, inclusive com profissionais de saúde na equipe, para sugerir ações de prevenção ao contágio do COVID-19 no retorno das atividades, indicando a adoção dos melhores protocolos de segurança e saúde praticados no mundo.

Assim, gostaríamos de deixar registrado que só voltaremos a funcionar após deliberação das autoridades competentes e que na Instituição adotaremos todos os esforços para que tenhamos um ambiente seguro para todos os nossos estudantes e colaboradores.

Acesse aqui a carta na íntegra.