Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 10 > II Amostra de Fotografias e Artefatos Museológicos do Campus Santa Rita/IFPB

II Amostra de Fotografias e Artefatos Museológicos do Campus Santa Rita/IFPB

O evento contou com palestra, exposição de fotografias e um acervo iconográfico para a observação e pesquisa.
por publicado: 08/10/2018 10h04 última modificação: 11/10/2018 10h29

Entre os dias 02 e 03 deste mês, no campus Santa Rita, os alunos tiveram mais uma oportunidade de conhecer e participar da II Amostra de Fotografia e Artefatos Museológicos. Um projeto coordenado pelo professor Antônio Luna, da disciplina de História, que conta com a participação de alunos que são amantes de fotografias e de artefatos museológicos. Junto ao docente, compuseram a Comissão Organizadora do Evento: Álef de Lima Moreira, Kananda Vitória Arão de Souza e Rayane Mayara da Silva Souza, discentes do curso Técnico em Informática e Mateus Ferreira de Souza, Williane Emanuelle Rodrigues Viana e Valdeize Donato da Silva do Curso Técnico em Meio Ambiente.

A II Amostra de Fotografia e Artefatos Museológicos contou com a participação de Mardônio Lacet, Bibliotecário e Documentalista do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional (NDPEP), vinculado à Reitoria IFPB. Na abertura do evento, ele proferiu uma brilhante apresentação sobre preservação de documentos e memória da instituição em seus 109 anos.

Os registros fotográficos do acervo documental, preservados no NDPEP, despertaram o olhar atento e curioso dos  estudantes que estavam na ocasião. Também estiveram presente no evento pais de alunos que prestigiaram as ações culturais e pedagógicas da escola. O objetivo maior da II Amostra de Fotografia e Artefatos Museológicos foi aprender diferentes aspectos das práticas culturais, interligando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como promover eventos culturais significativos para que os alunos tenham a oportunidade de discutir diferentes métodos educacionais entre Escola e Museu. Nesse sentido, é mais um ponto de reflexão sobre o processo de construção do conhecimento a partir da educação patrimonial que proporciona aos discentes uma imensidão de possibilidades educacionais.

O evento proporcionou aos discentes dos 1º, 2º e 3º anos dos cursos de Informática e de Meio Ambiente uma dinâmica cultural, com palestra, exposição de fotografia e um acervo iconográfico para a observação e pesquisa. Durantes esses dois dias de atividades, eles foram orientados a acompanhar os horários de visita, ao espaço, determinados pela Comissão Organizadora. O projeto contou com a ajuda da Direção Geral e de Ensino (DDE), coordenadores dos cursos, docentes e técnicos administrativos. O professor Antônio Luna, coordenador do evento, expressou, em nome da Comissão Organizadora, seus agradecimentos à todos que contribuíram com a realização deste evento.

Veja mais fotos clicando aqui.