Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 05 > Estudantes do 3º ano visitam o Memorial Augusto dos Anjos em Sapé – PB

Estudantes do 3º ano visitam o Memorial Augusto dos Anjos em Sapé – PB

Criado em 2006, o memorial, na última terça-feira, foi o palco de uma grande aula de Literatura.
por publicado: 11/05/2018 15h18 última modificação: 14/05/2018 09h44

Nessa terça-feira (08), os pré-concluintes do curso de Informática e de Meio Ambiente visitaram o Memorial Augusto dos Anjos, no município de Sapé (PB). A iniciativa foi planejada e organizada pelos professores de Língua Portuguesa, Gêlda Karla Marques e Michel Bernardo. A visitação também contou com a presença do fotógrafo e professor de História do campus, Antônio José de S. Luna.

Na ocasião, os discentes interagiram com os guias do memorial, Valter Júnior e Marcela, bem como conheceram os bens culturais que compõem o museu, reformado em 2016 pela Prefeitura Municipal de Sapé em parceria com o Grupo Energisa. Além disso, assistiram a uma encenação preparada pelo grupo de teatro do memorial e apreciaram a recitação de poesias escritas pelo poeta Augusto dos Anjos.

Para a professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Gêlda Karla Marques, visitar o Memorial Augusto dos Anjos, com os discentes do Campus Santa Rita, é um sonho antigo que, enfim, se realizou. “Era uma promessa que havia sido feita desde o primeiro ano do Ensino Médio aos alunos. Eles adoraram conhecer mais de perto a casa de Guilhermina, antiga mãe de leite do poeta, a capela em que foi batizado e o famoso pé de Tamarindo, debaixo do qual recitamos um dos poemas que escreveu e dedicou ao seu amado pai”, aponta a docente.

Atualmente, o Memorial Augusto dos Anjos é gerenciado por Valter Júnior, agente de turismo da Prefeitura de Sapé, e recebe visitas de terça-feira a sexta-feira (8h às 16h) e nos sábados, domingos e feriados (8h às 12h) mediante agendamento prévio. No museu, excelente opção para passeios culturais, é possível encontrar documentos antigos que pertencem à família do poeta, bem como pequenas relíquias, de grande valor cultural, que eram do próprio Augusto dos Anjos.

Hoje, pode-se afirmar que os museus se tornaram instituições culturais mais prestigiadas e visitadas do mundo de acordo com o Conselho Internacional dos Museus (ICOM), dado a sua preocupação com diferentes categorias de público. O Museu e suas funções: colecionar, conservar, estudar, interpretar e expor. Em suma, alunos e docentes do  Campus Santa Rita tiveram a oportunidade de realizar uma atividade de forma interdisciplinar nessa instituição, integrando aspectos culturais, pedagógicos, vinculado à sociologia do trabalho ou das organizações, além da história dos objetos.