Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2017 > 03 > Campus promove capacitação em Agroecologia e Permacultura

Campus promove capacitação em Agroecologia e Permacultura

Alunos do 2º ano do curso de Meio Ambiente participaram de capacitação no Serta, em Pernambuco
por publicado: 27/03/2017 14h11 última modificação: 28/03/2017 14h11

No período de 20 a 24 de março, alunos do 2º ano do curso de Meio Ambiente do Campus Santa Rita participaram de uma capacitação em Agroecologia e Permacultura, na Escola SERTA, na unidade de Glória do Goitá, localizada na zona da mata pernambucana.

O Serta, Serviço de Tecnologia Alternativa, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que tem como missão formar jovens, educadores e produtores familiares, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas, na promoção do desenvolvimento sustentável do campo.

A capacitação faz parte do planejamento da disciplina de Agroecologia e Permacultura, que está sendo ministrada em parceria entre o Serta e o Campus Santa Rita do IFPB. Também participaram da capacitação cinco servidores, sendo três docentes e dois técnicos administrativos. O campus Cabedelo também se fez presente, enviando seus representantes, dois docentes e cinco alunos participaram do evento.

“Foi uma semana de imersão, com atividades intensas, com aulas teóricas e práticas. Uma oportunidade ímpar para a formação dos nossos alunos”, comentou o professor Luzidelson Ribeiro.

Para a Profª Magdalena Duarte, coordenadora do curso de meio ambiente, o Serta proporcionou aos alunos uma oportunidade de participar de um verdadeiro laboratório vivo.

Para a aluna Maria Luiza, o que mais impressionou foram as interligações existentes entre os elementos do meio. A aluna Kaline de Freitas se diz impressionada com as instalações do Serta, “tudo muito simples, mas altamente aplicável, cada coisa possui uma função”.

O aluno Danyel Sales destacou a notória evolução da turma, após a capacitação. “A semana foi incrível, foi uma semana com bastante aprendizado, de modo prático e teórico, foi muito aproveitador, pois adquirimos bastante conhecimentos”, afirmou a aluna Débora Rubia.

A parceria do IFPB com o Serta começou em 2012, quando o Prof. Francisco Fechine, atual diretor de Ensino do Campus Santa Rita, conheceu Sebastião Alves, vice-presidente do Serta. De lá para cá, foram realizadas diversas oficinas de desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias sociais, tanto no Serta quanto no IFPB.

A parceira gerou dois prêmios: um primeiro lugar no Prêmio Miguel Arraes de Inovação Inclusiva, com o SERTA-UV, um filtro de desinfecção de água por luz ultravioleta e o segundo lugar na Expohab 2016, com o UVTRON-PB, uma versão aprimorada do primeiro equipamento. Atualmente, os parceiros estão realizando atividades em que os estudantes de uma instituição participam de cursos e oficinas na outra instituição.

O próximo passo é a formalização de um acordo de cooperação, onde estudantes e professores de todo o IFPB poderão propor e realizar atividades em parceria com o Serta.