Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

por Patrícia Nogueira de Carvalho Pinto publicado 25/09/2019 12h02, última modificação 05/11/2020 12h36

Em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto nº 7234/2010 - PNAES), bem como, de acordo com o Estatuto do IFPB, Regulamento, Plano de Desenvolvimento e Projeto Pedagógico Institucional, a Política de Assistência Estudantil do IFPB, reformulada pela Resolução CS 16/2018-IFPB, visa viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos na perspectiva de formar cidadãos éticos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.

A política de Assistência Estudantil no Campus Santa Luzia é realizada pelo Serviço Social que junto ao Setor Pedagógico constituem a Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante (COPAE), cujos membros da equipe multidisciplinar, atualmente, são: pedagoga, assistente social e técnico em assuntos educacionais.

Dentre o conjunto de ações desenvolvidas em apoio ao estudante, há o processo seletivo para recebimento de auxílio financeiro que visa contribuir no custeio de despesas para a permanência e êxito dos(as) alunos(as) e acontece através de editais do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e Programa de Apoio e Permanência do Estudante (PAPE), nos quais todos os alunos matriculados podem se inscrever, porém têm como público prioritário os alunos(as) oriundos da rede pública de educação básica ou os que declaram ter uma renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, conforme preconizado no PNAES.

Na inscrição para o IVS, os alunos(as) enviam eletronicamente por meio do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP, as documentações necessárias para uma análise que considera a composição familiar (idade, quantidade de pessoas), fatores econômicos relacionados à ocupação e renda dos membros familiares, distância do domicílio, dentre outros aspectos. Essa análise, realizada por um(a) assistente social do IFPB, gera uma pontuação para cada estudante.

Com essa pontuação do IVS, o(a) discente pode concorrer ao PAPE que consiste em auxílio financeiro mensal e visa auxiliar o pagamento de despesas com alimentação, transporte e moradia, por exemplo. A quantidade de vagas, parcelas e seus valores são estabelecidos em cada edital.

No campus Santa Luzia, buscamos manter o diálogo com a comunidade escolar e suas famílias no que diz respeito à importância de sua participação e envolvimento para o processo de democratização da educação.

 

Para mais informações entrar em contato através do telefone (83)99862-1074 ou e-mail: copae.sl@ifpb.edu.br

 

Confiram o Vídeo sobre a nova Política de Assistência Estudantil do IFPB.

Confiram o tutorial sobre o módulo Assistência Estudantil do SUAP.