Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2021 > 10 > Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

por publicado: 27/10/2021 11h28 última modificação: 28/10/2021 09h00

O colegiado do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Princesa Isabel vem juntar-se aos bolsistas dos Programas PIBID e Residência Pedagógica e repudiar o atraso no pagamento das bolsas. Fomos contemplados com o PIBID e só no nosso Campus (núcleo) são integrantes deste Programa 34 pessoas, sendo: 01 Coordenador de área, 24 bolsistas, 6 voluntários e 3 Supervisoras. No Brasil, há aproximadamente 60 mil bolsistas que atuam nos programas e dependem financeiramente deles.

Desde outubro de 2020, quando se iniciou o programa, os discentes “pibidianos”, como são costumeiramente chamados, têm participado de momentos variados, seja de formação, seja de atuação, junto às supervisoras do programa, que os conduzem pelas suas turmas de ensino médio. Mesmo ainda não podendo lecionar, estes discentes já vivem a realidade da educação, tanto no âmbito regional como nacional, o que traz para eles uma vivência muito importante e um entendimento, no sentido do como fazer e do como ser um professor(a). O crescimento destes “aprendizes” é nítido, tanto na questão pedagógica como na sua desenvoltura para construir e desenvolver ações relacionadas ao cotidiano escolar. Mesmo não sendo o mais importante, mas sem sombra de dúvidas, a bolsa que estes recebem, é de grande valia, tanto para a compra de materiais, para a montagem das ações, como para a inscrição em eventos formativos. Sem falar que a mesma traz uma sensação de conquista e orgulho para os que a recebem, além de que, pode sim auxiliar em outras demandas pessoais.

Os estudantes e professores vêm realizando suas atividades e tarefas e necessitam do benefício muitas vezes para sustento próprio e complemento de renda. O atraso no pagamento das bolsas desqualifica o trabalho e prejudica muitos estudantes que dependem das mesmas. Isso configura-se como um agravo direto ao desenvolvimento e a qualidade dos projetos educacionais nas nossas instituições públicas de ensino. Atividades estas que podem ser momentaneamente interrompidas, prejudicando mais ainda quem conta com a ação desses bolsistas, como as escolas-parceiras.

O atraso provoca desânimo e desmotivação nos(as) bolsistas, já que segundo a CAPES, não há expectativa quanto ao pagamento. Os(as) bolsistas dos programas tiveram ciência da situação apenas quando não receberam a bolsa do mês de setembro, o que é um grande descaso. Diante dessa situação, consideramos urgente a reavaliação da previsão orçamentária e somos contrários aos cortes! No aguardo de efetivas resoluções, pede-se maior preocupação com políticas públicas voltadas para a Formação Inicial e Continuada de Professores(as), bem como celeridade na votação do orçamento público. Dessa forma, solicita-se apoio da comunidade geral para que esta situação se normalize o mais rapidamente possível.

Coordenação e Colegiado do Curso de Ciências Biológicas - IFPB, Campus Princesa Isabel