Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2021 > 05 > Alunos do PIBID do Polo IFPB Campus Princesa Isabel participam da Semana pedagógica 2021.

Alunos apresentam metodologias ativas voltadas tanto para aulas remotas quanto presenciais.
por publicado: 12/05/2021 11h36 última modificação: 12/05/2021 11h36

Na manhã desta terça feira (11/05) os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam na Escola Polo Campus IFPB, de Princesa Isabel, apresentaram para um público formado por docentes, corpo técnico e demais servidores, metodologias ativas, as quais se constituem em ferramentas a serem utilizadas para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, principalmente em tempos de aulas remotas.

Os modelos apresentados foram bem variados, voltados a uma gama de disciplinas, e explicados desde as possibilidades que cada um oferece até mesmo os valores dos programas e outras particularidades. Foram citadas ferramentas/plataformas como: Goconqr, Powtoon, Quizizz, RevisApp e WordWall. O grupo de pibidianos foi bastante elogiado tanto pela segurança quanto ao conteúdo abordado como pelas formas claras e didáticas da apresentação.

Para a professora Chyara advincula, do Campus do IFPB, o projeto é de suma importância dadas as exigências do momento com as aulas remotas, e é um projeto que deve sair dos muros do Instituto. A partir deste, cabe pensar na promoção de oficinas ou cursos de extensão para docentes da rede municipal e estadual.

O momento foi de grande valia para nós docentes, principalmente nesse período de atividades remotas, onde necessitamos por vezes nos reinventar, fazendo uso de ferramentas didáticas que tornem as aulas online mais dinâmicas e inovadoras, colocou a professora Wendy Tavares, também do Campus Princesa Isabel.

De um modo geral, os alunos participantes relataram que o momento foi extremamente construtivo e
de suma importância para a formação deles, enquanto discentes de um curso de licenciatura. Afirmaram que deu até um "friozinho na barriga" apresentar para professores de uma instituição como o IFPB, os quais eles têm como referência.

Participaram da exposição deste tema os alunos: Bruno José Sousa, Alane Mayana Bezerra, Rosa Aparecida Laurenco, José Aparecido de Sousa, Kelma Layara Pereira, Patrícia Rafaela Queiroz, Estefânia Gomes,Yêda Gabriela Pereira, Paulinael Pereira e Maria Mikaele da Silva.

Todos estes são discentes do curso de Licenciatura em Ciências biológicas do Campus princesa Isabel. Nesta Escola Polo a Supervisora deste grupo de alunos é a professora Dra. Kátia Daniella da Cruz Saraiva que vem promovendo, ao longo do programa, diversas atividades formadoras bem como a inserção dos discentes, de forma gradativa, nas salas de aula deste polo.

O Campus de princesa Isabel é um dos Núcleos do PIBID na área de Biologia. Abrange ainda a Escola polo ECI Adriano Feitosa, do município de Tavares - PB. São ainda componentes deste núcleo o professor Leonardo Santos (Coordenador de Área) as professoras Selma Moreno e Sineide Bezerra (supervisoras de Tavares) e ainda outros 20 alunos que compõem a Escola Polo de Tavares.