Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2021 > 02 > Reunião com as Famílias dos Estudantes do Campus Princesa Isabel

Noticia

Reunião com as Famílias dos Estudantes do Campus Princesa Isabel

Famílias do Curso Integrado Técnico em Meio Ambiente
por publicado: 24/02/2021 15h27 última modificação: 24/02/2021 15h27

Aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2021 às 19h, promovida pela Subcomissão de Meio Ambiente, a primeira reunião com as mães, pais e/ou responsáveis legais do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, cuja pauta foi a situação e aspectos de ensino - aprendizagem dos(as) estudantes.

O evento foi conduzido pelo Coordenador e Presidente da Subcomissão de curso - Prof. Hélio Gondim, que contou com a participação do Diretor Geral - Prof. Vinícius Batista Campus; da Diretora de Desenvolvimento de Ensino - Profª Yara de Sá; da Coordenadora da Coordenação de Apoio ao Estudante (COPAE) - Priscila Ferreira e dos docentes do curso.

O Diretor Geral - Prof. Vinicius Campus: "Deu boas-vindas aos participantes e argumentou sobre a importância de se cuidar na pandemia, especialmente com as novas variantes em circulação, agradecendo às famílias pela confiança em entregarem seus  filhos e filhas ao IFPB - Campus Princesa Isabel”.

Os professores do Curso ressaltaram em suas falas da importância do trabalho pedagógico na construção desses momentos, bem como os desafios em realizá-la:

O Professor de Biologia - Leonardo Rodrigues: "Esses momentos são muito importante, pois os pais e as mães  querem saber a situação de aprendizagem de seus filhos e filhas".

O Professor de Geografia - Hélio Gondim: "Foi um grande desafio, pois não se sabia ao certo qual o melhor caminho metodológico utilizar para discutir a aprendizagem dos estudantes, avaliando como muito positiva a sua realização".

Na oportunidade foi dialogado junto às famílias sobre os aspectos e a situação do processo ensino aprendizagem das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENP's), visando a aproximação das famílias e o IFPB - Campus Princesa Isabel. A interação, possibilitou um aprendizado mútuo, com o compartilhamento de experiências pela ampla divulgação da situação dos(as) estudantes nas turmas de forma geral, além da situação individual dos (as) filhos (as) das famílias que tinham dúvidas, por meio da verificação na planilha de acompanhamento.

Importante destacar que após a realização do encontro, pode-se constatar que muitas famílias entraram em contato com os setores do Campus - Princesa Isabel, a exemplo da  Coordenação do curso, buscando mais informações sobre a situação dos seus (as) filhos (as), informando que iriam tentar acompanhá-los; além disto agradeceram aos docentes pelo trabalho desenvolvimento e pelas soluções que a instituição conjuntamente, propôs e executou como a impressão de materiais para os estudantes sem equipamentos. 

Na ocasião em  nome da Subcomissão composta por (Adriana Oliveira, Ane Fortes, Aline Souza, Bruno Morais, Daniela Passos, Hélio Gondim, Patrícia Grimaldi, Fernanda Moreira, Emanuelle Beserra e Thiago Vasconcelos) registrou-se o agradecimento por todo o serviço prestado:

Aos docentes do curso pelo empenho e dedicação na realização das AENPs, ressaltando-se que não tem sido fácil, pelas dificuldades enfrentadas como a jornada e carga de trabalho elevadas,  os desafios de aprender rapidamente o uso de novas tecnologias, a preocupação com alguns(mas) estudantes(as) que ainda não tem equipamento para acompanhar as atividades, bem como, os próprios dramas particulares decorrentes da pandemia;

Aos técnicos (as) administrativos ligados ao NAPs/COPAE (Priscila, Patrícia, Ayrton, Juliana e Rosana) e à membro Profª Ane, pelo esforço coletivo de  realizar a comunicação via ligações telefônica,  mensagens de WhatsApp privadas e com avisos no grupo de WhatsApp dos responsáveis legais e das turmas;

Ás mães, pais e/ou responsáveis legais, por participarem e acompanharem o processo ensino aprendizagem de seus filhos e filhas no formato das AENP'.

Para a Subcomissão de Meio Ambiente - discursada pelo Prof. Hélio Gondim: "A parceria da família com a escola é algo fundamental para a aprendizagem dos estudantes neste processo ensino aprendizagem das AENP's, principalmente diante do cenário pandêmico (elevado número de óbitos, infectados e as novas variantes), ressaltando que este formato deve ser mantido, até haver segurança para um retorno presencial, através de imunização da comunidade escolar com vacinas com comprovada eficácia científica, somadas aos demais protocolos de biossegurança como medidas profiláticas e acompanhamento do cenário epidemiológico, pois a vida e saúde de servidores(as), estudantes e familiares é e deverá sempre ser prioridade".

Na fala final, em nome de toda a Subcomissão: Pediu-se que toda a comunidade, mantenham os cuidados com a pandemia do novo coronavírus - COVID-19, permanecendo em suas casa sempre que possível, assegurando o distanciamento físico, utilizando máscaras N95, e na falta delas, usando máscaras cirúrgicas descartáveis com uma de tecido por cima, higienizando sempre as mãos com água e sabão, usando álcool em gel ou 70° e evitando aglomerações.

Comissão de Comunicação

registrado em: