Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2019 > 11 > Equipe Apollo do Campus Princesa Isabel conquista primeiro lugar em Jornada de Foguetes no RJ

O lançamento da equipe da PB atingiu a distância de 181,3 metros
por publicado: 26/11/2019 11h09 última modificação: 24/01/2020 09h10

Os estudantes do Curso de Edificações do Campus Princesa Isabel, Celso Jr, Samuel Pereira e Lucas Lucena conquistaram o primeiro lugar na XXV Jornada de Foguetes. A competição reuniu no período de 12 a 15 de novembro, estudantes de todo o país na cidade de Barra do Piraí (RJ).

A Jornada de Foguetes foi uma das atrações da Mostra Brasileira de Foguetes que fez parte da programação da Olimpíada Brasileira de Astronomia. O objetivo era estimular entre os alunos o interesse pela Física, Astronáutica, Astronomia e ciências afins.

A equipe Apollo do Campus Princesa Isabel que participou do evento, lançou um foguete construído a partir da reutilização de duas garrafas pets, usando como combustível vinagre e bicarbonato de sódio. Essa reação gera água e gás carbônico o que faz com que a garrafa fique pressurizada. Os alunos também construíram a base de lançamento do foguete com canos de PVC.Foguete lançamento.jpg

O grupo vinha desde maio trabalhando no projeto de extensão sob a orientação do professor de Física Pablo Sampaio. O lançamento da equipe da PB atingiu a distância de 181,3m, o que conferiu aos alunos o titulo de campeão da mostra no nível 4, que engloba estudantes dos níveis médio ou superior.

Foguete 1.jpgPara o estudante Samuel Pereira participar da competição foi uma experiência nova. “A gente foi evoluindo com o projeto, o que acabou nos motivando a trabalhar mais com estudos da matemática, física e química. Estamos gratos pela gestão do IFPB ter nos apoiado em participar do evento” disse.

“A participação num evento desse porte incentiva ainda mais o desenvolvimento tecnológico do país em diferentes regiões. Para o Campus Princesa Isabel será um estímulo a mais para que os alunos possam conhecer novos horizontes a partir de olimpíadas de conhecimento” disse o professor Pablo Sampaio.

O grupo se prepara agora para participar do Campeonato de Foguetes da Serra do Teixeira que terá sua primeira edição no dia 06 de dezembro, no aeródromo de Lagoa da Cruz, distrito de Princesa Isabel.

DGCOM do IFPB