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Matrícula

por Marcello Soares de Araújo publicado 20/07/2022 10h22, última modificação 20/07/2022 10h22
As perguntas foram agrupadas por temas

MATRÍCULA

1. Como verifico a situação da minha matrícula?

A situação da pré-matrícula poderá ser verificada no Portal do Estudante, no ambiente de candidato ou nas páginas de acompanhamento dos Processos Seletivos do IFPB.


INDEFERIMENTO DE MATRÍCULA

1. Quando há indeferimento de alguma documentação referente a matrícula, com quem posso buscar informação?

Os motivos dos indeferimentos são justificados de acordo com o disposto nos editais de convocação e com a legislação vigente. Esses motivos são disponibilizados nos resultados das matrículas, mediante publicação em edital, e no ambiente de inscrição e pré-matrícula do Portal do Estudante do IFPB. Dúvidas gerais sobre os motivos dos indeferimentos podem ser encaminhadas para cca.jp@ifpb.edu.br. Se a dúvida for referente à documentação comprobatória de renda familiar, o e-mail deve ser encaminhado para caest.jp@ifpb.edu.br.

 

DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA

1. Como faço para solicitar uma declaração de matrícula?

A declaração de matrícula pode ser obtida diretamente no sistema SUAP, no ambiente do aluno. No painel inicial há uma série de documentos que podem ser impressos (declaração, histórico, relação de disciplinas matriculadas etc.). Porém, se por algum motivo o aluno não conseguir emitir a declaração no SUAP, poderá obtê-la junto à coordenação do curso ou na Coordenação de Controle Acadêmico (CCA), durante o horário de atendimento destes setores.

 

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

1. Como faço para trancar meu curso/matrícula do ensino técnico?

Estas solicitações já podem ocorrer via requerimento no SUAP e é importante o(a)s estudantes observarem o disposto nos regulamentos quanto ao trancamento e reabertura:

TÉCNICOS SUBSEQUENTES: observar o que dispõe o Regulamento Didático de cursos técnicos subsequentes do IFPB (ver capítulo III, Arts 10 a 13).

TÉCNICOS INTEGRADOS: observar o que dispõe o Regimento Didático de cursos técnicos integrados ofertados pelo IFPB (ver Capítulo V, Arts 30 a 34).

2. Como faço para trancar meu curso/matrícula do ensino superior?

O trancamento de curso é solicitado pelo estudante de forma online por meio do sistema SUAP, e se dá mediante abertura de Processo Eletrônico (menu Administração>Processos Eletrônicos>Requerimentos). O Trancamento de disciplina também é realizado pelo estudante de forma online, através do SUAP, e se dá mediante abertura de Processo Eletrônico (menu Administração/Processos Eletrônicos/Requerimentos). O prazo para tais pedidos é de até 45 dias, após o início do período letivo.

OBS: Caso seja estudante do primeiro período, não é possível o trancamento da matrícula, salvo exceções constantes no Regulamento Didático dos cursos superiores.

 

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

1. Como faço o cancelamento de matrícula de curso técnico?

Para cancelamento voluntário: Se menor de idade, a solicitação deve ser realizada pelo(a) Responsável Legal, via sistema SUAP, com o Login e Senha do Responsável Legal ou presencialmente via protocolo geral em dias específicos de atendimento (período das Atividades Remotas). Se maior de idade, pelo(a) própria estudante via sistema SUAP, com o Login e Senha ou presencialmente via protocolo geral em dias específicos de atendimento.

2. Como faço o cancelamento de matrícula de curso superior?

O cancelamento de matrícula é solicitado pelo estudante de forma online através do SUAP, e se dá mediante abertura de Processo Eletrônico (menu Administração/Processos Eletrônicos/Requerimentos). Para efetivar o requerimento é preciso solicitar antes declarações de nada consta, junto à biblioteca, ao setor financeiro e à assistência estudantil. A solicitação deve ser feita por e-mail (- financeiro.jpa@ifpb.edu.br;- bibliotecajp@ifpb.edu.br;
- caest.jp@ifpb.edu.br) e as declarações anexadas ao pedido de cancelamento: 

Em caso de dúvidas, veja mais informações na Portaria PRE/IFPB nº 30/2020.

 

REINGRESSO E REMATRÍCULA

1. Como faço para retornar para o curso técnico subsequente que abandonei?

Há duas maneiras: por Edital de Reingresso ou participando de um novo PSCT, caso não tenha os requisitos para participar do Edital de Reingresso. O(a) estudante mesmo que tenha requisito para tentar conseguir uma das vagas do Edital de Reingresso também pode tentar o PSCT, ou seja, tentar das duas formas.

Quanto ao Edital de Reingresso, que é lançado semestralmente, é necessário que os candidatos(as) acompanhem as publicações, divulgadas nas páginas institucionais e também que atentem para os requisitos dispostos no Regulamento Didático para Cursos subsequentes (capítulo VI - Arts 19 a 22).

O edital do PSCT também é lançado semestralmente.  O interessado deve acompanhar publicação divulgadas nas páginas institucionais, como a página no site IFPB;  o Instagram Oficial e o Facebook Oficial do campus Princesa Isabel.

2. Como faço para fazer minha rematrícula no meu curso superior?

O pedido de rematrícula é solicitado pelo estudante de forma online através do SUAP. Atente para os prazos de matrícula que são informados no Calendário Acadêmico do campus e no site do IFPB. Caso não tenha realizado o pedido no prazo determinado, ainda é possível realizar no período de ajustes na primeira semana de aula, de forma  online ou entrando em contato com a Coordenação do seu Curso.