Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Institucional > Perguntas Frequentes > Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

por Marcello Soares de Araújo publicado 20/07/2022 10h22, última modificação 20/07/2022 10h22

1. O IFPB está com atendimento psicológico online?

Sim, os profissionais de psicologia da Coordenação da Assistência ao Estudante (Caest) fazem algumas escutas por meio de chamadas de vídeo do Whatsapp ou ligações telefônicas. Porém, essas escutas não são de cunho terapêutico/cliníco, o objetivo delas é acolher o estudante e, dependendo do caso, fazer os direcionamentos dentro da rede interna do nosso campus e/ou encaminhar para serviços externos ao IFPB. A solicitação de atendimento por um profissional de psicologia pode ser feita por meio do e-mail caest.jp@ifpb.edu.br.

 

2. Como faço para ter auxílio estudantil?

Todos os auxílios ofertados pela Política de Assistência Estudantil do IFPB são ofertados por meio de editais, que normalmente são publicados no início de cada semestre letivo, divulgados do site oficial do IFPB, na página do campus João Pessoa. Para o estudante ter acesso ao auxílio, é necessário participar do edital e estar dentro do perfil do programa ofertado. É importante enfatizar que, como as vagas são limitadas, os nossos editais são de natureza seletiva e nem todos os estudantes que atendem os critérios do edital do programa ofertado serão contemplados. A classificação dos estudantes participantes dos nossos editais considera a situação de vulnerabilidade social.

 

3. O que é IVS e como faço para obter meu número de IVS?

IVS é o Índice de Vulnerabilidade Social. Para obter a avaliação do IVS, o estudante precisa participar do edital publicado a cada semestre.

 

4. Já tenho IVS. Preciso participar todo semestre do edital de IVS?

O IVS tem validade de 2 anos. Dentro deste período, o estudante apenas solicita uma nova avaliação do IVS, caso tenha ocorrido mudança na sua situação socioeconômica.