Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2022 > 07 > Polo de Inovação realiza ações de Capacitação 4.0

Polo de Inovação realiza ações de Capacitação 4.0

Primeira oficina acontece nesta segunda (11) envolvendo pesquisadores, coordenadores e estudantes
publicado: 11/07/2022 11h02 última modificação: 12/07/2022 11h07

As equipes que fazem parte dos projetos da Embrapii do Polo de Inovação estão recebendo capacitações na área de soft skills através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).

Segundo o Coordenador de Formação de Recursos Humanos, Alex Sandro Cunha, discentes de todos os níveis de formação estão sendo capacitados para desenvolver habilidades socioemocionais para trabalhar em equipe, negociar, superar desafios e crises que possam surgir no decorrer de sua prática profissional. Os mentores responsáveis por realizar o treinamento são os professores Alexandre D’Andrea, Heremita Brasileiro, Narjara Silva e Francisco Petrônio.

Dentre as ações realizadas estão a realização da Oficina ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), Workshop Indústria 4.0 (prevista para mês de Agosto) e visita às equipes de projeto. As visitas iniciaram no começo do mês de julho com as equipes dos projetos: OPSTF, PPRCB, SmartBreak, SmartFlow e Landis+Gyr. Alex Sandro informou que as capacitações estão sendo montadas e os estudantes já estão atuando. A primeira oficina será nesta segunda-feira (11) com os pesquisadores, coordenadores e estudantes.

De acordo com o mentor de gestão de práticas de ABP, Professor Alexandre D’ Andrea, as visitas iniciais tiveram por objetivo realizar uma avaliação diagnóstica com os pesquisadores, coordenadores, estudantes de maneira que eles possam compreender os princípios e conceitos da Aprendizagem Baseada em Projetos para em seguida iniciar o planejamento das atividades práticas de desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes durante a execução dos projetos principais Embrapii e projetos espelho. Serão verificadas quais as softskills que precisam ser aperfeiçoadas, inserir algumas práticas ‘hands on’ (mãos na massa) e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.

Segundo Heremita, a mentoria irá compartilhar conhecimentos, trocar ideias entre os envolvidos e estimular o desenvolvimento profissional atuando como motivador e referência em experiências.

Ao final da realização das capacitações, que tem um ano de duração, serão gerados indicadores de melhorias das atividades e aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação das soft skills que são aplicadas nos projetos.