Você está aqui: Página Inicial > Picui > Ensino > Biblioteca > Serviços da biblioteca

Serviços da biblioteca

por Tiago Dantas publicado 21/08/2020 17h46, última modificação 03/06/2021 11h13

São considerados usuários da Biblioteca os servidores lotados no IFPB, campus Picuí, e os alunos regularmente matriculados. A Biblioteca pode ser utilizada, também, pelos demais membros da comunidade externa que venham  procurar com a finalidade de realizar suas pesquisas.

O acesso às estantes do acervo geral é livre, com direito à consulta dos documentos.

Os livros do acervo geral poderão ser emprestados aos usuários da biblioteca (servidores lotados no IFPB, campus Picuí, e os alunos regularmente matriculados).

 

EMPRÉSTIMOS

 

Para utilização dos serviços de empréstimos oferecidos pela biblioteca o usuário deverá cadastrar uma senha na recepção da biblioteca. O empréstimo do material é pessoal e intransferível, e só poderá ser efetuado pelo próprio usuário, mediante a digitação da senha, cabendo a esse usuário a responsabilidade pela conservação e devolução das obras.

O usuário poderá fazer o empréstimo de, no máximo, 5 (cinco) livros, pelo prazo de 15 (quinze) dias corridos. Caso o material não seja devolvido na data prevista o usuário sofrerá uma penalidade de restrição de empréstimos, em que será considerado três dias sem pegar livros para cada dia de atraso.

 

RENOVAÇÕES

 

O material poderá ser renovado (se não houver reserva) no balcão ou pela internet, no site da biblioteca (www.biblioteca.ifpb.edu.br), mediante a digitação do CPF (somente números) e senha (a mesma criada na biblioteca) por até três vezes de quinze dias.

 

RESERVAS

 

Para realizar reserva o usuário deverá efetuar o login no site da biblioteca (www.biblioteca.ifpb.edu.br), mediante a digitação do CPF (somente números) e senha (a mesma criada na biblioteca).

 

DEVOLUÇÕES

 

As devoluções dos materiais poderão ser feitas pelo próprio usuário ou por terceiros.

 

ELABORAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS

 

Para solicitar a ficha catalográfica, o aluno deverá enviar um e-mail com assunto FICHA CATALOGRÁFICA para o endereço: biblioteca.pc@ifpb.edu.br, contendo as seguintes informações do trabalho: capa, folha de rosto, resumo em português, palavras-chave, número de páginas e se o trabalho possui, ou não, ilustrações. A biblioteca tem o prazo de até 48 horas (dias úteis), contadas a partir da data do envio pelo usuário para envio da ficha.

A Biblioteca Belizário Rodrigues Neto também disponibiliza para a comunidade acadêmica orientação técnica para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, com base nas Normas Técnicas de Documentação ABNT e computadores com acesso à Internet para a realização de pesquisas e digitação de trabalhos.