Você está aqui: Página Inicial > Patos > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 18/10/2016 16h11, última modificação 09/03/2023 13h57
Grupos de pesquisa do IFPB Campus Patos e informações para cadastro de novos grupos

O que é um Grupo de Pesquisa?


Grupos de pesquisa são constituídos por pesquisadores e discentes que desenvolvem pesquisas científicas em uma determinada área do conhecimento, podendo atuar em diferentes linhas de pesquisa. No Brasil, os grupos de pesquisa são cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq, que reúne as informações sobre os grupos em atividade no país. 

 

Grupos de Pesquisa do IFPB Campus Patos


Campus Patos tem os Grupos de Pesquisa abaixo cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e certificados pela Instituição: 

 

Nome dos Grupos de PesquisaAtuaçãoLíderes do gruposSituação dos grupos

GIT - Grupo de Inovação Tecnológica

Grupo composto por pesquisadores da área de Informática que atuam nas linhas de pesquisa de Informática na Educação e Internet das Coisas.

Claudivan Cruz Lopes

Geam Carlos de Araújo Filgueira

Excluído

Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências e Matemática

O GEPECM  é um grupo composto por docentes/discentes que atuam nas áreas de Biologia, Química, Física e Matemática do IFPB. O grupo tem como foco o  desenvolvimento de pesquisas na área de Educação/Ensino, Ecologia e interfaces interdisciplinares. Inclui linhas de pesquisa em Ciências, Arte e Matemática, STEAM, Ecologia de abelhas e polinização, Etnomatemática e Resolução, Proposição e Exploração de Problemas. Além de pesquisas, os integrantes partilham as reflexões realizadas no grupo através do ciclo de palestras "Terças Científicas", abordando temáticas sobre a Formação de Professores, bem como de áreas/cursos que entrelaçam a vivência no IFPB.
Renata Drummond Marinho Cruz Ativo

Matemática e Física Estatística Aplicada a Fenômenos Naturais Complexos

Grupo de estudos e pesquisas em Física Estatística aplicada a sistemas complexos. O Grupo atua em áreas como: Macroeconofísica, Finanças, Econometria, Biofísica e modelagem matemática de diversos fenômenos naturais, utilizando, principalmente, os Quantificadores da Teoria da Informação e Multifractalidade. Fernando Henrique Antunes de Araujo Ativo

Modelagem numérica de estruturas

Grupo composto por pesquisadores da área de Engenharia Civil que atuam nas linhas de pesquisa de Análise Numérica Estrutural utilizando o Método dos Elementos Finitos e Método dos Elementos de Contorno.

Weber Geovanni Mendes Maciel

Angelo Vieira Mendonça

Ativo

Processos Construtivos e Inovações Tecnológicas em Edificações


Este grupo de pesquisa abre o leque para linhas de pesquisa na área de construção civil relacionadas ao estudo e implantação de tecnologias inovadores, racionalizadas e com caráter de sustentabilidade. Pesquisas envolvendo engenharia econômica e viabilidade de implantação de empreendimentos, gestão da qualidade e impactos ambientais de obras de construção também são desenvolvidas.

Luciano de Oliveira Nobrega

Danniel Cláudio de Araúj

Excluído

Saúde e Segurança no Trabalho


Realizar pesquisas com as diversas classes trabalhadoras na região de Patos e cidades circunvizinhas, com o intuito de divulgar os resultados para amenizar as consequências da exposição aos variados riscos no ambiente de trabalho, promovendo melhorias na saúde e segurança no trabalho dos trabalhadores da região.  Hanne Alves Bakke Excluído

NUPEDI (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologia, Educação, Cultura e Diversidade)


O Núcleo de pesquisa e extensão em Tecnologia, Educação, Cultura e Diversidade (NUPEDI), pretende promover os estudos culturais, sociais, educacionais e políticos junto à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e a comunidade de microrregião de Patos em geral. O projeto surge para suprir uma carência detectada nos alunos que ingressam no instituto e na própria comunidade local, os mesmos desconhecem suas raízes culturais, suas geografias e histórias. O trabalho será desenvolvido dentro de uma visão multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o relacionamento harmônico entre as diversas áreas participantes do Projeto. As ações serão desenvolvidas através de oficinas, seminários, palestras, exposições, mostras, festivais, encontros, fóruns, reuniões, performances e atividades de assessoria e consultoria. O respeito à comunidade, as suas necessidades e reivindicações é a característica mais importante deste Projeto.

João Paulo da Silva

Priscila de Souza Maciel

Ativo

 

 Como cadastrar um Grupo de Pesquisa?


Para cadastrar um grupo no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq, certificado pelo IFPB:

1. O servidor pesquisador líder do grupo deve encaminhar um e-mail à Diretoria de Pesquisa/PRPIPG  (dp@ifpb.edu.br), informando seu nome completo, o link do seu currículo na Plataforma Lattes, os nomes dos componentes do grupo e suas funções no instituto (docente ou aluno). É necessário já incluir alunos nesta etapa.

2. Após o cadastramento pela PRPIPG, o pesquisador líder deve preencher no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq os dados necessários e as linhas de pesquisa de atuação do grupo.

3. Finalizadas as etapas anteriores, o pesquisador líder solicita à Diretoria de Pesquisa a certificação do grupo, via e-mail.