Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2021 > 10 > Projeto de Aquaponia do IFPB vira aliado do produtor rural na cidade de Quixaba-PB

Noticia

Projeto de Aquaponia do IFPB vira aliado do produtor rural na cidade de Quixaba-PB

IFPB campus Patos e seus parceiros realizam prática sobre Produção de Hortaliças e Sistemas de Recirculação.
publicado: 14/10/2021 20h26 última modificação: 14/10/2021 20h26

O Instituto Federal da Paraíba, campus Patos, através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Quixaba, e apoios da Rádio Gabriela, Empaer e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixaba, realizou na manhã desta quinta-feira (14) a aplicação prática sobre Produção de Hortaliças em Sistemas de Recirculação.

Essa ação, que faz parte do Programa Institucional de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar (PROAF), do IFPB, é fruto do projeto de extensão “Aquaponia na Agricultura Familiar”, e está no seu quinto ano (Edital nº 12/2021).

O projeto, que tem Leonardo Navarro como coordenador, surgiu diante da necessidade de desenvolvimento regional, e da inclusão da agricultura familiar em um sistema de produção moderno e eficiente que possa auxiliar na formação de agricultores de pequenas propriedades.

“Queremos traduzir os conhecimentos científicos em uma linguagem mais simples, adequada a essas pessoas, para que eles possam fazer uso desse sistema de recirculação de água, e integrá-lo à produção de peixes e hortaliças. Isso ajudará bastante na redução do consumo de água, onde cada parte integrante desse ecossistema artificial tem seu papel fundamental para esse funcionamento”, destacou o coordenador.

A demonstração aconteceu na propriedade de Maria Amélia (Quinha), na comunidade Motorista, e teve a presença do Secretário de Agricultura de Quixaba, Allan Candeia, representantes da Empaer (entre eles, o Gerente Regional, Francisco Acácio), e vereadores dos municípios de Quixaba e Cacimba de Areia (além do representante da pasta de Agricultura do município vizinho também).

Allan Candeia parabenizou ao IFPB pelo projeto, e crê que será de grande ajuda aos produtores de Quixaba a implantação desse sistema na produção de hortaliças.

“Vivemos em uma área onde a seca predomina, e fazer o uso da água de maneira racional é imprescindível para poder produzir. Com esse sistema de recirculação, o agricultor de Quixaba tem mais uma arma no combate à seca na hora de plantar. Fico feliz por essa parceria com o IFPB, quem ganha é toda a comunidade quixabense”, frisou Allan.

Quem tiver interesse, pode fazer o download, clicando no link abaixo, do material didático da “Aquaponia na Agricultura Familiar”. Veja aqui o Link: https://quixaba.pb.gov.br/noticias/projeto-de-aquaponia-a955.html

Por ASCOM Prefeitura Municipal de Quixaba.

registrado em: