Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2019 > 02 > NAI realiza apresentação de Internacionalização do Campus Patos

NAI realiza apresentação de Internacionalização do Campus Patos

O Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) falou da internacionalização do Campus entre professores e alunos do Ensino Médio.
publicado: 02/02/2019 21h54 última modificação: 02/02/2019 21h54

Durante a Semana Pedagógica e Ambientação do IFPB campus Patos, entre os dias 28 de  janeiro a 01 de fevereiro, a coordenadora do NAI - Núcleo de Assuntos Internacionais, professora Renata Ferreira, apresentou sobre a importância da internacionalização no campus, uma proposta que tem origem na ARINTER - Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB.

Na apresentação do NAI a professora destacou os principais convênios, programas e intercâmbios para alunos e professores, falou também da importância do campus se inserir no cenário internacional, para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão.

Dentro da apresentação o professor Danniel Araújo, falou sobre sua participação na segunda turma do programa de imersão em Língua Inglesa em Toronto, Canadá, através da parceria realizada pela ARINTER e o ILSC Schools of Canada.

No seu depoimento, o professor destacou os pontos positivos da sua experiência, que foi conhecer diversos locais turísticos do Canadá, como: a casa Loma, Royal Museum de Ontario, Niágaras Falls, Universidade de Toronto, Toronto Island. Além de fazer algumas viagens fora do Canadá, como a ida à Nova York, uma excursão junto à escola de língua.

Na fala do servidor “As atividades culturais, além de funcionarem como um contundente exercício de trocas culturais, pôde incentivar a prática de Língua Inglesa ao nos inserir em contextos reais de comunicação em que esse idioma se fazia necessário. Associadas aos estudos formais no ILSC, as atividades puderam me propiciar uma auto-percepção mais clara sobre minha condição como falante de Língua Inglesa”.

Outro ponto positivo foi justamente o fato de melhorar sua competência linguística na Língua Inglesa. O professor enfatizou que “O intercâmbio permitiu a compreensão sobre a grande diferença entre estudar um idioma e vivenciá-lo. Uma vez estando em Toronto, além das inúmeras possibilidades de conhecer novos espaços e pessoas num ambiente multicultural, ficou nítida que a aprendizagem se torna mais contundente quando estamos em contato direto com a problematização da Língua Inglesa”.

Veja aqui o Relatório do Professor Danniel

NAINAI