Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 03 > Primeiro dia da Semana de Extensão, Pesquisa e Cultura movimenta o Campus Patos

Primeiro dia da Semana de Extensão, Pesquisa e Cultura movimenta o Campus Patos

Evento envolve realização de palestras, apresentação de projetos e encontro de pesquisadores e extensionistas
publicado: 15/03/2017 18h50 última modificação: 15/03/2017 20h46
Abertura da semana

A comunidade acadêmica do IFPB Campus Patos participa, de 14 a 17 de março, da I Semana de Extensão, Pesquisa e Cultura. O evento objetiva aproximar as ações da Extensão, Pesquisa e Ensino – tripé que dá sustentação a nossa instituição. Sob a organização das coordenações de Pesquisa e de Extensão e Cultura do Campus, as atividades propostas congregam realização de palestras, apresentação de projetos e encontro de pesquisadores e extensionistas. Estão programadas atividades distribuídas em todos os turnos, envolvendo discentes e servidores.

O primeiro dia do evento iniciou com a apresentação de projetos desenvolvidos por servidores do Campus. Esta atividade tem lugar privilegiado ao longo da programação, com vários momentos reservados para a divulgação dessas ações de extensão e pesquisa, uma vez que se pretende que a nossa comunidade acadêmica tenha a oportunidade de conhecer  o que é a pesquisa e a extensão e o que o IFPB tem realizado nestas áreas, possibilitando a ampliação das ações já existentes e suscitando novos projetos, parcerias e participantes, no intuito de consolidarmos uma ação educacional que contribua com a transformação das realidades, fazendo cumprir o papel social da instituição.

Os primeiros projetos apresentados retrataram intervenções educacionais nas áreas de recursos digitais na Educação Básica; da discussão sobre a história social do Brasil por meio do cinema; e da pesquisa sobre a utilização de modelos tridimensionais como assistentes metodológicos na disciplina de Desenho Técnico.

No turno da tarde, aconteceu o encontro de Articulação de Redes Acadêmicas e Comunitárias na metodologia Rizoma, coordenado pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, professora Vânia Maria de Medeiros. Com a participação de extensionistas e outros interessados em participar da Rede, o encontro teve como objetivo a formação com enfoque metodológico oferecido aos integrantes dos núcleos da Rede Rizoma do IFPB.

A abertura oficial do evento aconteceu à noite, com a presença do Diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, professor Maxwell Anderson Ielpo do Amaral e da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, que participaram de uma mesa redonda sobre as possibilidades e desafios da Extensão e da Pesquisa. Antecedeu a este momento a apresentação musical da Banda Lado B, composta por estudantes dos cursos integrados. Após a mesa, mais três projetos foram apresentados ao público, com temáticas relacionadas à fabricação de materiais alternativos de construção de edificações; à utilização da metodologia Building Information Model (BIM) construindo projetos de ensino para os cursos técnicos em Edificações; e à pesquisa sobre as condições de trabalho docente nas escolas públicas de Patos e sua relação com a saúde dos profissionais.