Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > IFPB e Huawei planejam novas parcerias

IFPB e Huawei planejam novas parcerias

Projetos devem beneficiar diversas áreas do conhecimento em ações de ensino, pesquisa e extensão
por Patrícia Nogueira publicado: 13/06/2023 09h27 última modificação: 13/06/2023 09h27

O IFPB e a Huawei estreitaram o diálogo para desenvolver novas ações de parcerias beneficiando a comunidade acadêmica. As áreas de Energias Renováveis, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), 5G e Indústria 4.0 são o foco da vez.

As parcerias vão envolver o Parque Científico e Tecnológico Sinergia, Polo de Inovação e os campi em ações de ensino, pesquisa e extensão. Também há possibilidades de parcerias para implantação de tecnologias em diversos setores como Mineração, Energias Renováveis e Agricultura, bem como a inserção dos estudantes do IFPB nos cursos de capacitação que estão presentes na plataforma Huawei ICT Academy. (https://e.huawei.com/en/talent/portal/#/).

Também foi apresentado o início das atividades de implantação do Centro de Demonstração de Energias Renováveis do IFPB e a disponibilidade da Editora IFPB publicar como livros os materiais oriundos das tecnologias avançadas da Huawei, fornecendo visibilidade no país para os produtos e tecnologias da empresa.

A visita ocorreu no IFPB Campus Campina Grande no dia 09 de junho. A Huawei foi representada pelo Gerente de Talentos e Ecossistemas, Victor Montenegro. A Reitora Mary Roberta esteve acompanhada pela Diretora Geral do Campus Campina Grande Ana Cristina Oliveira, além da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha; do Diretor da NEO Agência de Inovação, Daniel Soares; do Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pìnto Gomes Pereira; do Diretor Geral do Polo de Inovação, Erick Melo; do Coordenador de Infraestrutura do Polo, Michel Coura; do Diretor de Administração, Planejamento e Finanças, Jacinto Faustino Américo; do Diretor Executivo da Editora IFPB, Ademar Gonçalves da Costa Junior e do integrantes do Assert, Moacyr Pereira Silva, Marcelo Portela e Jerônimo Rocha.

Ao final, os participantes realizaram uma visita guiada para conhecer as instalações e laboratórios do IFPB Campus Campina Grande.

Este é um momento de extrema alegria, não só pela festa de São João, mas pela aproximação de ações e projetos que são estratégicos para o Instituto Federal da Paraíba e para as empresas de tecnologias, aqui representado pela Huawei, que já temos diversas parcerias, mas desejamos que seja interiorizada ainda mais. O Instituto Federal tem uma capilaridade fantástica, com profissionais e laboratórios, mas com um capital intelectual diferenciado que são nossos professores, técnicos administrativos e nossos estudantes”, enfatizou a Reitora Mary Roberta.

É um momento muito importante para apresentar nossas instalações e laboratórios do IFPB Campus Campina Grande, onde podemos envolver nossos estudantes e professores nos diversos projetos e laboratórios”, relatou a Diretora Geral, Ana Cristina.

*DGCOM IFPB com a colaboração de Ademar Gonçalves da Costa Junior, Ana Cristina Oliveira e Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira