Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > A homenagem do IFPB aos alunos africanos

A homenagem do IFPB aos alunos africanos

Ações dos estudantes são relembradas
por publicado: 25/05/2023 10h22 última modificação: 25/05/2023 10h22

Neste dia 25 de maio – Dia Internacional da África, data instituída pela ONU - a Reitora do IFPB, Mary Roberta, junto com a Assessora de Relações Internacionais/Coordenadora Geral do PEC-G, Mônica Maria Montenegro, prestam homenagem aos alunos africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) vinculados ao IFPB. O objetivo é celebrar a emancipação, valorizar e integrar a diversidade e história do continente africano.

No período compreendido de 2020 até o início de 2023, um total de 69 alunos, sendo 66 de diversos países da África, foram selecionados pelo Ministério das Relações Exteriores para estudar a língua portuguesa nos Campi João Pessoa e Cabedelo e fazer a graduação no Campus Campina Grande do IFPB. Grupo de alunos PEC-G 3.jpeg

Ao longo dos anos o IFPB através da ARINTER e da Reitoria em parceria com diversos setores estratégicos, sistêmicos e operacionais (PRE, PRAE, DES, DAPE, CEPE, CONSUPER, DIPPED, DECAD, Diretores Gerais e de Ensino dos Campi) têm feito ações de acolhimento, integração e assistência a fim de aperfeiçoar o aprendizado do idioma e a permanência e êxito dos alunos na instituição.

Wellcome Day 1.jpegEntre as ações se destacam: o Welcome Day Week (evento de acolhida/recepção aos alunos); Projeto Transmissão do Bem (promoção de práticas positivas e criativas por meio da arte como estratégia de minimizar os impactos psicossociais do distanciamento social provocada pela pandemia); UniCulturas: Exposição e Concurso de Talentos dos estudantes do PEC-PLE e PEC-G na Paraíba; bolsas/auxílio estudantil: conectividade e gêneros alimentícios e de higiene pessoal; participação em competições a exemplo do FESTIN 2021 e visitas técnicas aos pontos turísticos da grande João Pessoa.Almoço boas vindas PEC-G 2.jpeg

A Assessora e Coordenadora do PEC-G, Mônica Montenegro, compartilha o sentimento de alegria e ressalta “É importante acompanhar todas as etapas desde os contatos iniciais com os alunos, as orientações básicas antes da viagem, o acolhimento, a semana de recepção até o ingresso dos alunos do PEC-G no ensino superior”.

A Reitora Mary Roberta destaca o resultado de todo o processo e a contribuição do IFPB com o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

*DGCOM com informações da Arinter

registrado em: ,