Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > Conecta PRPIPG inicia reunindo gestores dos campi e da reitoria

Noticia

Conecta PRPIPG inicia reunindo gestores dos campi e da reitoria

Programação segue até sexta com pauta diversificada na área da pesquisa, pós e inovação
por Ana Carolina Abiahy publicado: 13/04/2023 16h36 última modificação: 14/04/2023 09h22

O evento “Conecta PRPIPG” iniciou nesta quarta-feira, à tarde, no Auditório da Reitoria do IFPB reunindo gestores e profissionais relacionados às áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação de diversos campi e setores da instituição. A programação segue até sexta-feira e prevê também treinamento e capacitação sobre algumas atividades das áreas. 

A Pró-reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene Costa, destacou que o evento é anual e uma forma de estreitar laços entre a equipe da reitoria e os responsáveis por estas áreas nos campi. Silvana fez questão de apresentar cada membro de sua equipe e colocar cada um à disposição para esclarecimento de dúvidas já que alguns gestores dos campi assumiram recentemente as funções. 

CONECTA IFPB 2.JPG Além da pró-reitora Silvana, a mesa de abertura foi formada pela diretora de Pesquisa, Deyse Morgana Correia, o diretor de Pós-Graduação substituto, Rafael Torres, o diretor da Editora IFPB, Ademar Gonçalves da Costa Junior, a presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB, Cecília Oliveira, e o diretor da Agência de Inovação (NEO), Daniel de Macedo Soares. A reitora Mary Roberta Marinho, que se encontra no Maranhão, em encontro do Conif, participou enviando um vídeo de saudação aos participantes. 

A primeira apresentação foi do diretor da Editora que discorreu sobre a “Implicação da qualidade dos trabalhos no processo editorial”. Ademar ressaltou dados que mostram o crescimento da procura por publicação nos periódicos do IFPB, com aumento do número de citações da Principia, a revista acadêmica mais antiga da instituição. 

ademar ifpb 2.JPG A apresentação do professor Ademar focou em problemas encontrados nos textos submetidos, como forma de alerta para os pesquisadores do IFPB, visando estimular o rigor e o apuro na qualidade dos artigos elaborados. A ideia é instigar os pesquisadores do IFPB, inclusive estudantes, a desde cedo perceberem as características da produção científica para que se adequem a esta linguagem levando a melhor qualidade das publicações acadêmicas que envolvam o nome do Instituto Federal da Paraíba.

Ainda no primeiro dia, o diretor da NEO falou sobre “Acordos, parcerias e alianças: janelas de oportunidade para grupos de pesquisa visando captação de recursos". Daniel elogiou o trabalho em equipe ressaltando que além da entrega de resultados crescentes nas áreas é muito recompensador a forma de se trabalhar no IFPB com grande integração entre a PRPIPG , o Polo e o Parque Sinergia. 

A outra apresentação foi do professor Michel Coura Dias, diretor de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB. O professor Michel mostrou várias possibilidades de capacitação que o Polo desenvolve em parceria com outras instituições e empresas, visando a maior atualidade dos conhecimentos e promovendo mais integração entre o IFPB e o mundo do trabalho. A intenção é expandir a situação por todos os campi. 

michel ifpb.jpeg Ele mencionou casos de sucesso como as competições internacionais da Huawei na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em que foi o mentor de estudantes campeões, mostrando que após a premiação todos os alunos envolvidos lograram êxito em contratações com boa rentabilidade. Michel ressaltou os vários cursos oferecidos pelo Polo, alguns abertos à comunidade externa e outros internos aos estudantes do IFPB, inclusive com bolsa remunerada. 

Nesta quinta-feira, o evento prossegue na Sala de Pesquisa da PRPIPG e na sede do Parque Tecnológico Sinergia. Há discussões divididas por área e outras que convergem interesses de todos. A programação se encerra na sexta-feira. 

CONECTA PRPIPG IFPB - Copia.jpeg

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom / Fotos: Jerusa Farias - servidora da DGCom 
registrado em: