Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Trabalho do Campus Picuí é vencedor na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Projeto Gates - Grupo de Apoio Tático Educacional de Suporte Cognitivo foi o destaque
por Patrícia Nogueira publicado: 28/03/2023 15h41 última modificação: 04/04/2023 08h55

O projeto intitulado Gates (Grupo de Apoio Tático Educacional de Suporte Cognitivo), que tem por objetivo oferecer um portal inteligente com materiais didáticos adaptados para alunos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia, foi destaque Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento foi realizado em a Universidade de São Paulo (USP).

O grupo, formado pelos estudantes do ensino técnico do Campus Picuí Iara Macedo e Eloá Souto (curso de Edificações), Júlio Cézar Dantas (curso de Eletrônica), sob a orientação da professora Dayane Guedes, e coorientação do professor Antonio Carlos Buriti da Costa Filho, ganhou o prêmio de projeto de excelência e foi indicado para participar da FENADANTE (Feira Nacional de Ciência e Tecnologia das Nações) em São Paulo.

Para a professora Dayane participar do evento foi uma oportunidade de divulgar em nivel nacional os projetos desenvolvidos no IFPB. Ela ressaltou a importância de promover a ciência e propiciar a participação dos alunos em Feiras:

"Recebemos muitas contribuições e elogios vindos de inúmeros professores/pesquisadores de várias instituições de ensino e de pesquisa do Brasil. Fiquei extremamente feliz em ver os alunos empenhados, apresentando esse projeto a respeito de um tema de grande importância para a comunidade acadêmica, na promoção da inclusão educacional dos alunos com TDAH e com dislexia", disse a professora.

O projeto Protótipo de Detecção de Deslizamento de Terra também foi finalista e participou da etapa presencial da Febrace. Os responsáveis foram os estudantes Maria Luísa Brito, do Curso Técnico Integrado de Geologia, e Tayná Almeida, do Curso Técnico Integrado de Informática, sob a orientação do professor Fernando Costa Gomes.

Confira aqui os anais da Feira e os detalhes dos projetos finalistas.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental e média) e educação técnica e tem como principais objetivos induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e estimular novas vocações em Ciências e Engenharia.