Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > PROEXC seleciona projetos de extensão nas modalidades PROBEXC PROJETO e PROAF

PROEXC seleciona projetos de extensão nas modalidades PROBEXC PROJETO e PROAF

O período de submissão dos projetos vai de 24 de março a 10 de abril
por publicado: 21/03/2023 23h00 última modificação: 22/03/2023 10h12

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEXC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) publicou editais de extensão para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura: PROBEXC PROJETO (Edital Nº 03/2023) e para Programa Institucional de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar - PROAF (Edital Nº 04/2023).

Acesse os editais e seus respectivos anexos nos links abaixo:

O período para a submissão dos projetos vai de 24 de março a 10 de abril. O proponente deverá anexar os documentos solicitados no respectivo edital.

Serão apoiados projetos por meio de pagamento de bolsas (discentes) e de apoio financeiro a depender da disponibilidade orçamentária e financeira da instituição, caracterizando a seleção como expectativa de direito do proponente selecionado, conforme a Resolução AR nº 28/2020-CS/IFPB.

O PROBEXC PROJETO (Edital Nº 03/2023) prevê apoio financeiro, no valor de até R$ 3.000,00, em recurso de custeio. Havendo disponibilidade de recurso de capital pelo campus, poderá haver o fomento dessa natureza, respeitando o valor máximo de até R$2.000,00. Para os discentes regularmente matriculados em cursos superiores a bolsa será de R$ 500,00, e para os discentes regularmente matriculados em cursos técnicos a bolsa é de R$ 250,00, em ambas as modalidades de bolsas para discentes, a carga horária é de 10 horas semanais.

O financiamento do PROAF (Edital Nº 04/2023) concederá apoio financeiro para cada Projeto de Extensão e Cultura aprovado será no valor de até R$ 4.000,00, em recurso de custeio. As bolsas concedidas aos discentes serão pagas mensalmente, durante o período de seis meses, no valor de R$500,00 para discentes de cursos superiores e R$250,00 para estudantes de cursos técnicos. A carga horária é de 10 horas semanais para todos os discentes selecionados.­

Sobre os Programas

PROBEXC Projeto é um instrumento que abrange projetos de extensão e cultura com  ênfase na formação dos discentes e na inclusão social, nas suas mais diversas dimensões,  visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da Extensão e da  Cultura no âmbito do IFPB.

O PROAF-IFPB constitui-se em um programa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), por meio da Diretoria de Extensão Popular e Rural (DEXPR), que tem como objetivo estimular, incentivar e promover a implementação de ações de extensão e cultura destinadas ao desenvolvimento dos arranjos produtivos locais no âmbito da agricultura familiar, oportunizando maior sustentabilidade aos modos de vida que coexistem nos múltiplos territórios rurais e que são primordiais ao desenvolvimento do estado da Paraíba.

35ª Reunião Ordinária do Comitê de Extensão do IFPB

O Comitê de Extensão do IFPB realizou, de forma virtual, a 35ª Reunião Ordinária do Comitê de Extensão do IFPB. No início foram apresentados os informes da Proexc e de suas respectivas diretorias. Em seguida, os participantes discutiram sobre valores da bolsa de extensão do ano vigente, o pró-reitor Professor Cícero Nicácio Lopes expressou as diferenças entre a pesquisa e extensão, quanto à esses valores.

Durante a reunião, a diretora de Extensão Popular e Rural, Keitiana de Sousa Silva falou sobre a divulgação dos editais cujas inscrições iniciam no dia 24 de março, e mencionou um novo projeto chamado empodera. Em seguida, o diretor de Cultura, Erivan Lopes Tomé Júnior, tratou do Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura: PROEVEXC, do Edital de Apoio a Grupos Artísticos, Coletivos Culturais e NEABIs: Pró-Culturas e do Edital da Coletânea da Rede Rizoma.

Por fim, foi feita a escolha dos membros do comitê que representarão a Extensão no CEPE. O professor Cristian Fabrício, do Campus Monteiro, foi reconduzido ao cargo, tendo o professor Sinésio da Silva Bina, Campus Catolé do Rocha, como suplente.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB, com Informações da PROEXC