Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > IFPB participa de lançamento do programa Empodera TRT-13

IFPB participa de lançamento do programa Empodera TRT-13

Reitora Mary Roberta integrou roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher
publicado: 06/03/2023 16h23 última modificação: 06/03/2023 16h24

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, participou de uma mesa-redonda, nesta segunda-feira (5), intitulada “A mulher na contemporaneidade: qual o meu lugar?”. Promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), a roda de conversa integrou o evento de lançamento do Programa de Formação de Lideranças Femininas - Empodera TRT-13, o qual ocorreu no Fórum Maximiano Figueiredo em João Pessoa.

Lançado pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Thiago de Oliveira Andrade, o Empodera TRT-13 tem o objetivo de dar concretude às ações do Tribunal em relação à igualdade de gênero. O evento marca o início das ações do órgão alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

Além da dirigente do IFPB, a roda de conversa contou com a presença da secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; da juíza do trabalho da 13ª Região, Rosivânia Pereira Gomes; e da copresidenta da Central Única das Favelas (Cufa) nacional, Kalyne Lima.

Reitora do IFPB participa de roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher (3).jpegNa ocasião, as participantes foram convidadas a falar sobre a vivência de cada uma delas nas instituições onde atuam.  A reitora do IFPB relembrou dificuldades que as mulheres sofrem em ambientes de trabalho, citou algumas situações de machismo que enfrentou e destacou que a luta das mulheres é diária. “Mas é com satisfação que enfrentamos cada desafio”, disse.

Mary Roberta também contou que saiu de Patos, no Sertão da Paraíba, ainda adolescente, para poder continuar a estudar. Ela ressaltou a importância do estudo para as mulheres e falou sobre a busca da equidade de gênero no Instituto.

“O IFPB é uma escola da área de tecnologia que tem um compromisso sério, para que homens e mulheres possam crescer juntos”, destacou.

Evento teve palestras de Anielle Franco e Tarciana Medeiros

A mesa-redonda “A mulher na contemporaneidade: qual o meu lugar?” foi precedida por duas palestras: uma proferida pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, realizada por videoconferência, e outra pela presidente do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros, que participou presencialmente.

Em sua fala, a ministra Anielle Franco referiu-se às mulheres da família que vieram antes dela, mãe, avó, tia. “Sou muito grata e tenho muito orgulho de dizer que venho de mulher negra e nordestina”, disse. Irmã de Marielle Franco, vereadora assassinada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro, a ministra comentou o legado de luta de Marielle e ressaltou a importância de a sociedade debater e enfrentar a violência política.

Já Tarciana Medeiros, primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 214 anos, apresentou ao público diversos elementos da sua história, pontuando as principais dificuldades vividas desde a infância. “Minha avó sempre dizia: – Minha filha, você quer ser livre? Estude”.

Durante a palestra, a presidente do Banco do Brasil ainda falou sobre as barreiras invisíveis que as mulheres enfrentam e que limitam o que elas são e o que podem ser e citou iniciativas do banco voltadas à diversidade e à equidade de gênero. Tarciana Medeiros ressaltou, ecoando ensinamentos ouvidos da avó ainda na infância, que a mulher precisa ter renda para ser livre e afirmou que a conquista de uma mulher é a conquista de todas. Por isso, as mulheres precisam acreditar em si mesmas. “Vão atrás dos seus sonhos. Ousem sonhar”, encorajou.

O evento do TRT-13 ainda contou com a exibição de um vídeo institucional sobre lideranças femininas e a apresentação do grupo cultural As Calungas, formado integralmente por mulheres.

Texto: Angélica Lúcio- Jornalista do IFPB / Fotos: Pablo França- Programador Visual do IFPB.