Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Inauguração de parque de energias renováveis reforça importância de curso do IFPB

Campus Santa Luzia oferta curso técnico subsequente em energias renováveis desde 2020
por Angélica Lúcio publicado: 22/03/2023 16h36 última modificação: 24/03/2023 14h19

A inauguração de um complexo híbrido de energia eólica e solar na Paraíba, nesta quarta-feira, 22, reforça ainda mais a importância do curso técnico em energias renováveis ofertado pelo Campus Santa Luzia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na região. Inaugurado com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, o Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz é um empreendimento privado composto por 15 parques com 136 aerogeradores e capacidade instalada de 471 MW de energia limpa e renovável.

Com investimentos de cerca de R$ 3,5 bilhões, o Neonergia será capaz de evitar a emissão de mais de 100 mil toneladas de CO2 por ano. Primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Aneel, o Neoenergia está instalado na região de Santa Luzia, no Sertão paraibano, onde o IFPB oferta o Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energias Renováveis desde 2020.

Para a reitora do IFPB, o parque eólico é de grande relevância para o Instituto porque traz possibilidade de desenvolvimento para toda a Paraíba. "E isso vai em cadeia, levando ações, tanto internas quanto externas, para o desenvolvimento do Estado, sobretudo na nossa missão de ensino, pesquisa e extensão. São várias possibilidades que se abrem", comentou Mary Roberta.

De acordo com Victor Andrade Lima Ferreira, coordenador do Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energias Renováveisa certificação dada pelo IFPB é de extrema importância para a comunidade, pois o curso habilita os alunos a contribuir com o desenvolvimento econômico da região.

“Além disso, a importância desse curso ofertado pelo IFPB se torna mais evidente após a recente construção desse parque híbrido eólico e solar do grupo Neoenergia. Ao longo desses últimos anos, há uma demanda crescente por profissionais qualificados nesse setor, e nosso curso oferece uma oportunidade valiosa para os alunos que desejam ingressar nesse mercado em expansão, contribuindo para o desenvolvimento da região e do País como um todo”, ressalta Victor Andrade. Ele acrescentou que existe uma demanda crescente por profissionais nessa área, e é um privilégio para Santa Luzia ter uma formação técnica de qualidade no epicentro regional das energias renováveis no Estado.

Com esse curso, o Campus Santa Luzia visa a formar o aluno, ofertando os fundamentos técnicos para que o estudante egresso entre no mercado de trabalho na própria região. Então isso é de extrema importância como estratégia educacional e melhor eficácia do investimento público, pois os alunos estão sendo formados para trabalhar aqui mesmo”, declara. Victor Andrade comentou ainda que, em 2022, os alunos que estavam cursando o último semestre do curso fizeram visitas técnicas aos empreendimentos do grupo Neonergia. Além disso, há ex-alunos do IFPB que fizeram o curso técnico em energias renováveis que estão trabalhando para empresas terceirizadas que prestam serviços ao Complexo Neonergia.

Estudantes do IFPB visitam complexo Renovável Neoenergia _.jpg

Também estiveram presentes à inauguração do Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz, nesta quarta-feira, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e o diretor-geral do Campus Santa Luzia, Jerônimo Andrade da Nóbrega.

Conforme divulgado pela Agência Brasil, em seu discurso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou a intenção do governo em aumentar a participação de energia limpa no parque de geração do País. Além disso, ele acredita que os empreendimentos nesse setor podem ser indutores da industrialização na Região Nordeste.  Complexo Renovável Neoenergia se estende por uma área de 8,7 mil hectares nos municípios paraibanos de Santa Luzia, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede.

Inauguração do Complexo Renovável Neoenergia (3).jpeg

Curso do IFPB tem dois anos de duração

Voltado a quem já concluiu o ensino médio, o Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energias Renováveis ofertado pelo IFPB tem duração de dois anos e objetiva habilitar profissionais com competências em planejamento, execução e manutenção em elementos de sistemas de energia renovável. A cada ano, são oferecidas 80 vagas.

Após formado, o profissional estará apto a: realizar projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia; coordenar atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica); e seguir especificações técnicas e de segurança.

O profissional certificado pelo IFPB também estará habilitado a realizar montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais; aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica; desenvolver novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética; identificar problemas de gestão energética e ambiental; e projetar soluções para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição da energia.

Angélica Lúcio/Jornalista do IFPB/Reitoria