Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > Periódicos do IFPB sobem de classificação no Qualis Capes

Noticia

Periódicos do IFPB sobem de classificação no Qualis Capes

As revistas Regor, Práxis e Principia alcançaram o B3 e expandiram as áreas
por publicado: 19/01/2023 17h12 última modificação: 20/01/2023 16h01

As revistas científicas do Instituto Federal da Paraíba subiram na avaliação realizada pela Coordenação Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do seu sistema de qualificação. O Qualis Capes avalia os periódicos brasileiros e está relacionado à avaliação dos programas de pós-graduação do país. 

Na avaliação quadrienal do Qualis Capes, para o período 2017-2020, as revistas Práxis, Principia e Regor obtiveram o índice B3. As classificações podem ser conferidos na Plataforma Sucupira pelo endereço https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ 

A Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB - é a mais antiga da instituição, tendo iniciado ainda na época de ETFPB. Neste quadriênio, ela atingiu o índice B3 em todas as 29 áreas do conhecimento da Capes. Na avaliação anterior, estava classificada em 21 áreas do conhecimento e em quatro áreas na primeira classificação ainda 2010-2012. 

4Carrossel principia IFPB.jpg O editor da Revista Principia e diretor da Editora do IFPB, Ademar Gonçalves da Costa Junior, comemorou o resultado relativo às revistas do IFPB. “Isto demonstra nossa responsabilidade com a publicação científica. Temos atores externos e editores associados que estão apostando e se dedicando ao trabalho de forma voluntária, contribuindo para a divulgação da ciência em diversas áreas”, ressaltou. 

Especificamente em relação à Principia, mais vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, o professor Ademar comentou que há um planejamento para estar no extrato A. Ele informou que está sendo planejado um conselho dos editores-chefes das revistas acadêmicas do IFPB para a troca de experiências.

O diretor da Editora IFPB ressaltou que as revistas mais recentes como Agroecologia no Semiárido e Rebrast - Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho, que obtiveram índice C, contarão com todo o suporte da Editora para o aprimoramento de seus índices. “Temos ainda a Caetana que é nossa revista mais nova, voltada para literatura e linguagens, que tem um grande potencial para representar bem o IFPB”, apontou. 

3Carrossel praxis IFPB.jpg A Revista Práxis: Saberes da Extensão é uma das poucas voltadas para a área no país, tendo sido criada em 2013. O periódico conquistou o índice B3 em 10 áreas do conhecimento. Na primeira avaliação de 2013-2016, tinha o índice C, estando presente em apenas duas áreas. O periódico está ligado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

A editora atual é a jornalista Ana Carolina Abiahy que creditou a subida na classificação ao trabalho dedicado da bibliotecária Beatriz Alves, que editou a Práxis durante anos, bem como de todo o corpo editorial envolvido. “A Práxis cumpre um papel importante de ser uma conexão do IFPB com diversas instituições brasileiras e de valorizar as experiências extensionistas do próprio IFPB, promovendo um diálogo entre a instituição e a sociedade externa. Esperamos contar com o apoio cada vez maior dos avaliadores”, ressaltou.  

A Revista Gestão e Organização (Regor) foi criada em 2016 a partir de um edital lançado pela PRPIPG e tem como editora a professora Anna Cecília Gomes, atualmente no IFRN. Em sua primeira avaliação, a Regor já se igualou aos índices das outras revistas do IFPB, o que foi motivo de comemoração. 

2Carrossel regor ifpb.jpg “O resultado foi reflexo de um esforço conjunto desse corpo ultra comprometido que me orgulho demais em ter por perto, assim como do suporte constante da instituição e, sobretudo, da Editora. Só tenho a agradecer a todos pelo trabalho e dedicação. 

Estamos felizes com o resultado, mas, também com a certeza de que podemos ir mais longe. Já estamos trabalhando para novos indexadores, relevantes para o Qualis Capes, agregando mais editores e buscando novas parcerias”, frisou Cecilia.

Para ler as revistas científicas do IFPB, acesse: https://periodicos.ifpb.edu.br/ A submissão também é online. 

Texto: DGCOM do IFPB / Imagens: Fabrício Oliveira -  técnico em artes gráficas da PRPIPG