Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > Codir realiza primeira reunião do ano sob comando da reitora do IFPB

Codir realiza primeira reunião do ano sob comando da reitora do IFPB

Encontro de forma virtual aconteceu nesta segunda-feira (23)
por Heranir Oliveira publicado: 23/01/2023 15h59 última modificação: 25/01/2023 15h34

O Colégio de Dirigentes do IFPB (Codir) realizou nesta segunda-feira (23) de forma virtual a 54ª reunião ordinária, a primeira do ano sob o comando da reitora Mary Roberta. Na pauta estavam assuntos ligados à internacionalização e demandas da comunicação e Tecologia da Informação.

Inicialmente a reitora Mary Roberta falou sobre o encontro acontecido na semana passada em Brasília, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigentes de instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para a reitora a reunião foi um momento importante onde se destacou a defesa da democracia. “Os reitores aproveitaram para pedir mais recursos e a autonomia das instituições”. O presidente Lula se comprometeu com a recuperação orçamentária, retomada de obras paralisadas e em acatar a escolha pela comunidade acadêmica do nome mais votado para reitor(a).Reunião- 1 -------codir.jpg

Em seguida o Diretor do Polo de Inovação enalteceu a assinatura do acordo de parceria entre o IFPB e o Governo do Estado para o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR). Erick Melo destacou também o termo de cooperação com o BNDES/EMBRAPII para projetos relativos à transformação digital e indústria 4.0, subcréditos que somam R$50 milhões.

Na sequência a diretora de Comunicação e Marketing, Mayara Guimarães, apresentou as artes gráficas dos materiais institucionais produzidos pela DGCOM. “Os itens foram feitos levando em conta a padronização, a economicidade e o fortalecimento da marca do IFPB” explicou. As peças gráficas serão compartilhadas pelo Google Drive.

Outro tópico apresentado foi a cota para utilização do armazenamento de e-mail, documentos, fotos e vídeos no Google Workspace. O diretor da DGTI, Fábio de Albuquerque Silva, mostrou as limitações que o Google pretende implementar na cota de armazenamento, limitada a 100 Terabyte por instituição. ”Temos no IFPB 24 mil usuários ativos que utilizam cerca de 400 Terabyte”. Fábio apresentou alternativas de versões gratuitas e pagas, com limitações de cotas. O assunto voltará a ser discutido pelo Comitê de Governança Digital do IFPB.

Na última parte da reunião a professora Mônica Montenegro, da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), apresentou a proposta do edital do Projeto de imersão English Through Toronto, edição 2023. O edital prevê oportunidades para estudantes de nível médio, técnico e superior. A reitora Mary Roberta orientou que fosse realizada nova reunião com os campi envolvidos para o alinhamento de detalhes, como quantitativo de alunos beneficiados e custos.Reunião - 2--------codir.jpg

A assessora da Arinter aproveitou a reunião para lembrar aos diretores gerais o envio dos nomes dos representantes nos campi na Coordenação do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) e no Núcleo de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos (NuCLI). A professora Mônica solicitou também a relação dos docentes de línguas (português, libras, inglês, espanhol e francês) dos campi para efetivar possíveis cursos de proficiência, capacitação e adesão a projetos e editais.

Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM