Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 10 > IFPB projeta parceria com a Embaixada do Brasil no Congo

IFPB projeta parceria com a Embaixada do Brasil no Congo

O ensino do português como língua estrangeira para a Embaixada e instituições Congolesas foi discutido na reunião
por Heranir Oliveira publicado: 13/10/2022 09h48 última modificação: 13/10/2022 10h45

O IFPB recebeu na última sexta-feira (07) a visita da Operadora do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e Secretária da Embaixada do Brasil no Congo/África, Mamonas Sidonie Alice Júlia. A representante da Embaixada foi recepcionada na Reitoria pela Coordenação Institucional do PEC-G/Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais, através da professora Mônica Maria Montenegro.

Sidonie participou de uma reunião que contou com as presenças da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, Diretora de Extensão Popular e Rural da Proexc, Maria José Bezerra, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Silvana Cunha, Diretor do Campus João Pessoa, Neilor César, Diretora de Ensino do Campus Cabedelo, Turla Baptista, Diretora de Ensino do Campus Campina Grande, Ana Cristina Alves, além do professor Rafael José Barros, da servidora Cinthia Saska, e representantes do CLIPE e do PEC-G.

Na reunião foi discutida a viabilidade da oferta do curso de português para estrangeiros com ênfase no sistema consular, o português para o Congo: ultrapassando as barreiras do PEC-G e os protocolos de intenções com instituições do Congo.

De acordo com a ARINTER a maioria dos estudantes vinculados ao Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) são oriundos do Congo: em 2020/2021 foram 04 discentes (01 é aluna da Graduação no Campus João Pessoa) e em 2022, foram 12 discentes.Reunião Arinter 4.jpg

Para a professora Mônica Maria Montenegro firmar uma parceria com a Embaixada fortalecerá a internacionalização por meio do ensino do português (PLA/PLE) e a preparação para o Celpe-Bras trará visibilidade institucional, já que o IFPB possui na sua base uma gestão cultural, plural, interinstitucional, participativa e humanitária.

A Secretária da Embaixada do Brasil no Congo/África, Sidonie Júlia, visitará esta semana o Campus João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba e a Associação do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação na UFPB.