Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 10 > Alunos do English Through Toronto fazem pré-embarque no IFPB

Alunos do English Through Toronto fazem pré-embarque no IFPB

O evento reuniu servidores, alunos e familiares na véspera do embarque para o Canadá
por publicado: 06/10/2022 08h17 última modificação: 10/10/2022 15h01

Vinte e dois alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes participaram nesta quarta-feira (05) do evento de pré-embarque dos alunos que irão ao Canadá pelo Projeto English Through Toronto. A ação integrou a programação do I Encontro pela permanência e êxito dos estudantes do IFPB.

A assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro, destacou a conexão entre os doisPré-embarque eventos, uma vez que o Projeto English Through Toronto também é uma forma de incentivar a permanência e o êxito dos alunos do IFPB.

A celebração reuniu os estudantes, alguns acompanhados dos seus pais; pedagogos, assistentes sociais, técnicos em assuntos educacionais, psicólogos, diretores de Ensino, diretores-gerais, a pró-reitora de Ensino Mary Roberta e a assessora de Relações Institucionais e Internacionais, Mônica Montenegro, num momento de reconhecimento ao esforço dos alunos que conquistaram a oportunidade de fazer um intercâmbio linguístico.

De acordo com a assessora Relações Institucionais e Internacionais, Mônica Montenegro, os alunos selecionados atenderam com muito êxito ao edital, que priorizava estudantes com a menor renda per capita familiar e maior Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), apresentando notas que variam entre 8,9 a 9,8. “Essas famílias estão vivendo um sonho. Quando estes alunos voltarem, terão horizontes ampliados em relação à graduação e a pós-graduação”, destacou Mônica.

Pré-embarque Inicialmente foi ofertada uma bolsa de R$ 30.000,00 aos estudantes, entretanto, este valor foi acrescido de R$ 5.000,00 para assegurar o bem estar dos alunos, devido ao aumento dos preços. Os alunos saem da Pousada Costeira nesta quinta-feira às 9h00, o embarque para o Canadá acontece às 11h00, e o voo sai às 12h00.

Com o valor da bolsa, os alunos já saem do Brasil com todas as despesas pagas, o que inclui: passaporte, visto, passagens, acomodações, curso de quatro semanas e atividades culturais e interdisciplinares incluindo visitas a parques e museus. O Curso de Imersão de Língua Inglesa terá duração de quatro semanas e será ministrado pelo ILSC Education Group, o qual compreende o Greystone College e a ILSC Schools of Canada. Os alunos serão acompanhados pelo servidor lider, José Moacir Soares da Costa filho, designado para a missão pelo IFPB,  por meio de chamada interna.

Para a pró-reitora de Ensino Mary Roberta é um desejo do IFPB ampliar a internacionalização do Ensino. “Isso só estáPré-embarque Canadá sendo possível graças ao empenho dos diretores dos campi, que com planejamento e ações junto as famílias conseguiram o êxito hoje comemorado”, comentou a gestora. Em sinal de reconhecimento, a pró-reitora Mary Roberta, saudou a cada diretor-geral e familiar presente, chamando-os nominalmente, em seguida, repetiu o gesto com cada aluno.

Foram contemplados alunos do Ensino Técnico Integrado dos campi: Cabedelo, Cabedelo Centro; Cajazeiras; Campina Grande; Esperança; Guarabira; Itabaiana; Itaporanga; João Pessoa; Monteiro; Patos; Princesa Isabel; Santa Luzia e Santa Rita. E, para o Cursos Técnicos Subsequentes foram selecionados alunos dos campi: Areia; Campina Grande; João Pessoa; Monteiro; Soledade e Pedras de Fogo.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB